O Paraná será sede do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O encontro acontece de terça a quinta-feira (02 a 04), em Curitiba, e terá a participação de 21 estados, sob coordenação da Secretaria da Cultura do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior deve receber o grupo. O evento contará com representantes do Ministério da Cultura (MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
“Estamos contentes em receber o Fórum na nossa Capital, em um momento tão importante para a Cultura do País”, disse a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Tenho certeza que os colegas aqui presentes unirão forças para que, juntos, possamos contribuir com o governo federal apresentando propostas concretas para uma política cultural cada vez mais ampla e inclusiva”.
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi criado como forma de fortalecer a discussão e a união em torno das políticas públicas para o setor. O grupo se manteve unido e ativo durante a pandemia, tornando-se fundamental para a articulação que aprovou a Lei Aldir Blanc, que liberou inéditos R$ 3 bilhões a estados e municípios para ações emergenciais na área da Cultura. Após a promulgação, o grupo trabalhou na padronização da operacionalização da lei para unificar um cadastro nacional.
- Estreia de "Romeu e Julieta" com balé e sinfônica é destaque da programação cultural
-
Arte de Alfredo Andersen do acervo do Estado gera interesse de pesquisadora de Harvard
PROGRAMAÇÃO – O evento na capital paranaense será no Palácio Iguaçu e prevê um dia inteiro de discussões e deliberações sobre políticas públicas de cultura, tendo como pauta comum a Lei Paulo Gustavo, que está prestes a ser normatizada pelo governo federal e beneficiará estados e municípios.
Também está prevista a Assembleia-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a eleição da nova diretoria da entidade.
Os representantes dos estados participarão de visitas guiadas nos museus Paranaense e Oscar Niemeyer, ambos de gestão estadual, e terão encontro com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Ao final do Fórum, o grupo emitirá a Carta do Paraná, assinada pelos estados membros, que avançará nas propostas da normatização das Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, além de outras ações do Ministério da Cultura.