O compartilhamento de dados e de sistemas de informática entre as esferas estadual e federal é fundamental para investigar possíveis desvios e irregularidades. A ideia foi reafirmada pelo controlador-geral do Paraná, Raul Siqueira, em visita à Controladoria-Geral da União (CGU), na quarta-feira (16).
A parceria, que já ocorria na gestão anterior, facilitará a auditoria nas áreas de recursos humanos e da previdência, prevista para o primeiro semestre. “Esse trabalho envolverá servidores da ativa e aposentados, tanto do governo estadual quanto do federal”, explicou.
Ele se reuniu com o ministro Vinícius Marques de Carvalho, controlador-geral da União, com Ricardo Wagner de Araújo, corregedor-geral da União, e o auditor federal Gustavo Roriz, entre outros profissionais da área de controle.
“Estamos unindo esforços para juntos trabalharmos pela integridade da administração pública estadual e federal”, completou o controlador-geral do Paraná.
- Paraná começa a implementar sistema de integração dos dados financeiros
- Programas de residência técnica fortalecem qualificação profissional dos paranaenses
O compartilhamento de informações permitiu, durante a pandemia, que se identificassem servidores que recebiam indevidamente auxílio emergencial, por exemplo. Agora, a auditoria vai se concentrar em pensões e benefícios irregulares, acúmulo de cargos ou de benefícios e outras incompatibilidades que eventualmente ocorram.
“Esta visita à CGU uniu esforços com a nova gestão e vai permitir continuar trabalho exitoso realizados até agora, com cruzamento de dados e compartilhamento de sistemas”, resumiu Siqueira.
Também participou do encontro a diretora-geral da CGE, Patrícia Valgrande Augusto.