Paraná reforça posição como polo criativo e sediará conferência da Anprotec

O anúncio foi feito nesta terça-feira durante a conferência da instituição, que neste ano acontece no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP). Foz do Iguaçu disputou com Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a localização do próximo encontro.
Publicação
04/12/2024 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná foi escolhido para sediar em 2025 a 35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com data ainda a ser definida. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) durante a conferência da instituição, que neste ano acontece no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP) com uma programação que se estende até esta quinta (5).

A cidade Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, disputou com Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a localização do próximo encontro da Anprotec.

A delegação paranaense está presente no evento deste ano com mais de 100 pessoas, sendo que 70 foram selecionados em uma chamada pública do Governo do Estado para receber o custeio da inscrição e do transporte. O grupo inclui empreendedores, pesquisadores, representantes de instituições de ensino superior que tiveram a oportunidade de ampliar as redes de contato e de compartilhar as experiências inovadoras.

O Paraná também conta com um estande no evento, onde são apresentadas as iniciativas estaduais de ciência, inovação e empreendedorismo, além de destacar o papel do Estado como um polo de desenvolvimento tecnológico e pesquisa.

A escolha do Paraná para sediar esse evento reflete um reconhecimento do ecossistema de inovação local e regional, que se consolidou nos últimos anos como um dos principais centros de criatividade, empreendedorismo e tecnologia do Brasil.

Com um forte compromisso com o desenvolvimento científico e o incentivo à inovação, o Governo do Estado vem implementando políticas públicas voltadas para o fortalecimento da pesquisa e o fomento de novos negócios, sendo um exemplo para outras regiões.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o evento representa uma oportunidade para compartilhar boas práticas e fortalecer o ecossistema de inovação do Paraná.

"A Conferência Anprotec em Foz do Iguaçu será uma vitrine para apresentar o que o Paraná tem a oferecer em termos de inovação e empreendedorismo, e esse é um momento único para mostrar ao Brasil a força do nosso ecossistema e a capacidade do Estado em gerar soluções criativas e sustentáveis para os desafios do futuro", afirma.

CAMPANHA – Para apresentar a candidatura paranaense, foi desenvolvida uma campanha, incluindo um vídeo que destaca o ecossistema de inovação e as iniciativas em ciência e tecnologia. A peça também reforça a capacidade do Paraná na promoção de um ambiente dinâmico para o empreendedorismo, com ênfase em soluções inovadoras e de transformação para os setores da economia. O filme foi produzido em parceria pela Secretaria da Comunicação (Secom) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

EMPREENDEDORISMO – Além da tradição industrial e agrícola, o Paraná se destaca como um dos maiores polos nacionais de inovação. Um dos principais pilares dessa transformação tem sido o Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), uma iniciativa do governo estadual que busca credenciar e fomentar espaços criativos e inovadores, proporcionando condições para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias.

Atualmente, são 490 espaços credenciados pelo Separtec em 57 municípios do interior do Estado e em oito municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Os ambientes são classificados como aceleradoras; centros de inovação; espaços maker; hubs de inovação; incubadoras; pré-incubadoras; parques científicos e tecnológicos; e agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica.

Segundo o coordenador do Separtec, José Maurino Oliveira, o Paraná tem se consolidado como um dos principais polos de inovação do Brasil, com um ecossistema robusto e em constante crescimento. “Nosso foco é transformar o Paraná em um celeiro de inovação e empreendedorismo e para isso estamos criando um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias e à transformação dessas ideias em negócios de sucesso”, afirma.

Além do Separtec, o Estado tem investido fortemente em infraestrutura de inovação, com a implantação de parques tecnológicos e o fortalecimento de parcerias entre universidades, empresas e governo. As sete universidades estaduais são referência em nível nacional e internacional na formação de profissionais capacitados e no desenvolvimento de pesquisas, que são a base para muitos dos projetos inovadores em andamento.

FUTURO – Com o crescimento acelerado de novas tecnologias e a busca por soluções cada vez mais sofisticadas, o Paraná tem se posicionado como um dos estados mais promissores para a inovação no Brasil.

O fortalecimento das políticas públicas voltadas para a ciência e a tecnologia tem permitido que novos negócios e startups surjam com apoio de estruturas como o Separtec, além de oferecer uma rede de mentorias e capacitação que ajuda as empresas a se consolidarem no mercado.

Para o futuro, o Governo do Paraná tem confirmado o compromisso com a pesquisa e a inovação como fatores essenciais para o desenvolvimento sustentável e para uma economia com base no conhecimento.

Em um cenário global cada vez mais competitivo, o Estado investe em novos modelos de negócios, como a economia digital, energias renováveis e biotecnologia, com o intuito de estabelecer um ambiente favorável para novos empreendimentos e assegurar um futuro promissor para a próxima geração.

Com o Paraná recebendo a conferência anual da Anprotec em 2025, o estado reforça o papel como um dos grandes motores da inovação no Brasil e como referência em políticas públicas voltadas para a ciência, a pesquisa e o empreendedorismo. O evento, além de ser um marco para o Estado, representa um passo importante para consolidar o Paraná como um polo de inovação na América Latina.

REFERÊNCIA – Foz do Iguaçu, conhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu e sua importância como destino turístico, foi escolhida para sediar a Conferência Anprotec 2025 em função da infraestrutura moderna e proximidade com os centros de inovação da América do Sul.

A cidade também é um hub de tecnologia e inovação, com a implantação de centros de pesquisa e negócios internacionais, além de uma crescente presença de startups e empresas de base tecnológica.

Confira o vídeo da campanha para Foz do Iguaçu sediar a conferência da Anprotec em 2025:

GALERIA DE IMAGENS