Políticas nacionais de trânsito e ações do Paraná nesta área foram os temas debatidos na reunião conjunta do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e das Juntas Administrativas de Recursos e Infrações do Estado do Paraná (Jaris) com o secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro. O encontro aconteceu após o lançamento oficial da Semana Nacional de Trânsito.
No encontro com membros do Cetran e Jaris, Moura Carneiro destacou a oferta de serviços digitalizados do Detran/PR e projetos de educação no trânsito, como o Detranzinho. “São importantes ferramentas que o Governo do Estado, através do Detran, vem colocando à disposição da população para oferecer um serviço melhor e um trânsito menos violento e mais controlado”, disse.
Para o presidente do Cetran, Felipe Flessak, a presença do secretário nacional reforçou a parceria com o órgão federal. “A reunião possibilitou que os conselheiros se aproximassem ainda mais das políticas públicas desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito”, afirmou.
Flessak adiantou que outros encontros como esse serão realizados. “Já estamos alinhando uma ida de conselheiros a Brasília para participarmos das discussões nacionais”.
DETRAN DIGITAL – O avanço na digitalização dos serviços do Detran/PR foi um dos pontos ressaltados pelo secretário nacional de Trânsito.
O uso de serviços online por meio do portal www.detran.pr.gov.br e do aplicativo Detran Inteligente cresceu 70% no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram efetivados por esses canais 1.577.295 serviços, contra 924.715 de janeiro a junho de 2020.
O aplicativo Detran Inteligente registrou um aumento de acessos de 113,5%. Já no portal www.detran.pr.gov.br o crescimento foi de 27,7%. Com a oferta crescente de serviços digitais, o número de atendimentos presenciais caiu 17,24% no período.
DETRANZINHO – Além dos serviços online, outro destaque é o projeto de educação do trânsito, o Detranzinho. Com uma estrutura de 5 mil metros quadrados, que está sendo construída em Curitiba, ele será uma minicidade onde as crianças poderão vivenciar situações no trânsito e aprender sobre direitos e deveres nas vias.
Contará com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia, ciclorrota e rotatória. O espaço também terá guarita e estacionamento interno para ônibus, com acesso prioritário e acessível.
O Detranzinho de Curitiba deve ficar pronto no final deste ano. Projetos de minicidades estão sendo desenvolvidos para serem implantados em outros municípios.
Confira a campanha do Governo do Paraná sobre o trânsito: