Paraná recebe comitiva da Defesa Civil de Minas Gerais

Os profissionais vieram conhecer a estrutura e os processos de trabalho do órgão paranaense, que é referência na área e possui um dos mais conhecidos sistemas do Brasil.

30/08/2019 - 15:50

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil recebeu nesta semana integrantes da Defesa Civil de Minas Gerais. Eles vieram conhecer a estrutura e os processos de trabalho do órgão paranaense, que é referência na área e possui um dos mais conhecidos sistemas do Brasil. A visita começou segunda-feira e se encerrou nesta sexta-feira (30).

Também foram apresentadas as ferramentas utilizadas para mapeamento de áreas de atenção e da população afetável, além das informações meteorológicas e da estrutura de dados que auxilia no gerenciamento dos desastres no Paraná.

A comitiva mineira também conheceu o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola. A iniciativa estrutura as unidades de ensino para que tenham condições de proteger a comunidade escolar em caso de sinistros. O programa investe em estrutura e formação de brigadistas para atuar rapidamente em situações como incêndios ou outros eventos que causem pânico. Ele age em consonância com outro programa, o Escola Segura, auxiliando na proteção de alunos, professores, funcionários e demais colaboradores.

SISTEMA INFORMATIZADO - Também foi demonstrado como funciona o sistema informatizado de Defesa Civil, ferramenta que possibilita desde a preparação por meio do Plano de Contingência Online - em que o município cadastra suas áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal que atuará na emergência – até o cadastro da ocorrência, controle de entrega de ajuda humanitária e outras documentações referentes ao desastre.

Além da troca de informação sobre o modelo de atuação de cada Defesa Civil, foram reforçados os laços de integração entre as duas coordenadorias estaduais. Integraram a comitiva de Minas gerais o major Marcos Afonso Pereira, o subtenente Paulo Garcia, o sargento Eliel Geraldino, sargento Anderson Felipe Damaceno, sargento Rosivaldo Ricardo da Silva, Marcela Oliveira do Carmo, Rosângela aparecida de Brito, Mariedes Cardoso.