Nos próximos dias 17 a 19 de maio (terça-feira a quinta-feira), a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, promoverá o curso de smartphone para idosos na cidade de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba.
A realização é fruto de uma parceria com a Celepar, que cede os professores, e a prefeitura municipal, que cede o espaço. Serão duas turmas, de 20 pessoas pela manhã, e 24 na parte da tarde. "Garantir essa inclusão digital para as pessoas de mais de 60 anos é garantir direitos, porque hoje muitos dos serviços estão aqui na palma da nossa mão”, disse o secretário Rogério Carboni.
- Governo do Paraná lança cartilha para a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia
- Estado orienta municípios sobre atendimento à população em situação de rua no frio
A ação faz parte do programa Inclusão Digital para Pessoas Idosas e está incluída no segundo Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O curso será realizado na rua Juvenal Ferreira Pinto 2070, no bairro Seminário em Rio Negro.
“Acredito que esse é um dos importantes avanços que nós temos, tendo em vista que a população idosa, a partir do momento em que ela se sente inserida, se sente parte da sociedade digital”, afirmou Adriana Oliveira, chefe do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Sejuf. “O idoso também consegue se conectar, fortalecer os vínculos familiares, conversar com as pessoas, conhecer outros universos. É uma possibilidade. É um exercício da nossa cidadania como pessoa, sujeito de direitos”.