Paraná promove 1º Seminário dos Povos Ciganos e Direitos Humanos no dia 23 de setembro

13/09/2024 - 14:10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), promoverá no dia 23 de setembro, das 8h às 17 horas, no Centro Universitário UniBrasil, o 1º Seminário dos Povos Ciganos e Direitos Humanos. O objetivo é discutir a presença e a importância de políticas de promoção da igualdade étnico-racial e os povos ciganos.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância em colaborar com a construção e o fortalecimento das estratégias voltadas a esses povos. “Além disso, buscamos aumentar os esforços para a implementação do acesso aos direitos fundamentais considerando as especificidades dos povos ciganos dentro da diversidade das etnias Rom e Calon, reconhecendo a participação dos Povos Ciganos na formação da sociedade paranaense”, afirmou.

Podem participar do evento gestores, conselheiras e conselheiros, pessoas engajadas e/ou comprometidas com a luta pelos povos e comunidades tradicionais, estudantes, graduandos, doutorandos e sociedade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Ao final do Seminário, será emitido certificado de participação.

A programação do evento conta com uma palestra de Aluízio de Azevedo sobre “Povos Ciganos e o acesso a direitos fundamentais” e rodadas de discussão. A mesa 1 discutirá a atuação histórica de órgãos na garantia de direitos aos Povos Ciganos e a mesa 2 abordará a temática “História, Cultura e Invisibilidade: Povos Ciganos e suas lutas em busca de reconhecimento”.

O Dia Estadual dos Povos Ciganos, celebrado em 23 de setembro no Paraná, tem uma profunda simbologia para a comunidade cigana. Esse dia homenageia Cláudio Domingos Iovanovitchi Júnior, uma criança que faleceu aos 10 anos em 1999.

Serviço:

Data: 23 de setembro, segunda-feira