Paraná participa de evento internacional sobre defesa civil no Japão

Dois profissionais da Defesa Civil estadual estão no encontro na cidade de Himeji, que trata de comunicação de riscos, metodologias de avaliação e uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial. Estado tem boas práticas nesta área, como sistemas de suporte aos municípios para proteção e defesa civil.
18/06/2024 - 13:11

O Paraná participa de um evento internacional sobre compreensão de riscos, da área da defesa civil, que acontece nesta semana, em Himeji, no Japão. O encontro começou nesta segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21). O Governo do Estado enviou dois profissionais da Coordenação Estadual de Defesa Civil, o capitão Marcos Vidal e o cabo Haenz Erik Denk, para os debates e palestras sobre temas como comunicação de riscos, metodologias de avaliação, uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

O encontro conta com palestrantes de diversos países em apresentações e mesas-redondas que tratarão de experiências em diversos campos de defesa civil. “Vamos acompanhar o maior número de palestras e diálogos possível, para que possamos trazer essas experiências para o Paraná”, afirmou Vidal.

Além disso, ele reforçou a importância desse contato e da troca de experiências que iniciativas desse tipo de evento possibilita. “Podemos conhecer pessoas, receber e apresentar conhecimentos. É uma oportunidade para mostrar o trabalho do Paraná na área também”, adicionou.

Um exemplo de boa prática do Paraná é o método Detecta, de avaliação de risco associado a deslizamentos. Ele é aplicado pelo Estado para dar suporte às ações dos municípios de Proteção e Defesa Civil. A utilização do método permitiu melhorar o grau de confiabilidade do diagnóstico de risco associado aos deslizamentos não só na etapa preventiva, como também na fase da resposta, auxiliando a tomada de decisão sobre a necessidade ou não de desocupar determinado imóvel durante um desastre.

Outra experiência do Paraná é o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná (SISDC), que foi desenvolvido para gestão estadual e com o intuito de auxiliar o Coordenador Municipal de Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município. Essa iniciativa foi reconhecida e premiada pelo Escritório de Redução de Riscos de Desastres da ONU, como melhor sistema de de uso  interno das Américas. A metodologia aplicada na concepção da ferramenta visou atender mesmo o usuário sem a expertise na elaboração de planos de contingência, visto que o manuseio e preenchimento dos formulários são intuitivos.

A ferramenta possibilita controle ativo e integrado das informações de desastres, com mapa dos municípios atingidos, pessoas afetadas, ajuda humanitária enviada, além dos planos de contingência dos municípios, pessoas designadas, entre outras ferramentas.

O Paraná é também um destaque com o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola. Boa prática reconhecida pelo governo federal, o programa tem por objetivo disseminar uma cultura de prevenção e preparação a partir do ambiente escolar, proporcionando condições mínimas para enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirma que a oportunidade pode trazer ganhos para o Paraná. “Temos visto muitos desastres no Brasil e no mundo, e estar inserido nos eventos que trazem as experiências mais atuais para lidar com as consequências destes fenômenos, e que dão certo, é o caminho para darmos cada vez mais segurança para a população”, destacou.