Paraná mais verde e novas iniciativas pautam as ações da Semana do Meio Ambiente

A agenda ambiental, que vai desta segunda-feira (03) até sexta (07), inclui iniciativas como o plantio de mudas nativas em escolas do Estado, ações de educação ambiental com foco na tutela de cães e gatos, divulgação de novos acordos de cooperação por parte do Governo do Estado e um webinar sobre mudanças climáticas.
03/06/2024 - 14:40

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) promovem uma série de atividades ambientais para marcar a Semana do Meio Ambiente – o Dia Mundial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), será celebrado na quarta-feira (05). A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (03) durante evento na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Governo do Estado e as cooperativas do Paraná estão finalizando um protocolo de intenções que visa a colaboração e integração para promoção e conservação do ecossistema local. O anúncio está previsto para ocorrer em julho.

“Estamos juntos em prol do desenvolvimento sustentável do Paraná, aquele que une o bem-estar social e econômico aos cuidados com a natureza. Fazer com o patrimônio natural do Estado se reflita em melhores condições para a população”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

“A Ocepar destacou esse tema tão importante nos dias atuais, puxou o protagonismo e a responsabilidade. O Estado está junto nesta ação em busca de ser cada vez mais sustentável, de levar isso para o mundo”, acrescentou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza.

A programação da Semana Ambiental vai até a próxima sexta-feira (7), com projetos voltados para o desenvolvimento sustentável. “O nosso desafio, das cooperativas, é preservar o meio ambiente e produzir alimentos. Estamos todos imbuídos deste espírito”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Ela trará, ainda, como tema central, um Paraná mais verde e solidário, em alusão ao apoio recente de técnicos do IAT às vítimas das fortes chuvas que inundaram parte do Rio Grande do Sul. “O tema Paraná mais verde e solidário serve para demonstrar que o Paraná não é apenas um Estado de gente que trabalha e cuida, mas que também cuida dos seus irmãos e amigos”, ressaltou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

PROGRAMAÇÃO – Ocorrerão três atividades nesta terça-feira (04). A primeira, com início às 10h30, envolve a recuperação de campo nativo por meio da erradicação de espécies exóticas e invasoras na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Depois, às 14h, será inaugurada da Estação de Educação Ambiental na Área de Relevante Interesse Ecológico Buriti, em Pato Branco, no Sudoeste, como parte da ação Apoie um Viveiro do IAT – o projeto conta a parceria e investimento da Coopertradição, importante cooperativa da região. Por fim, em Imbituva, no Centro-Sul, será realizada uma ação de educação ambiental destinada para crianças de 6 a 11 anos, que inclui uma palestra e o plantio de mudas nativas.

Na quarta-feira (05), para celebrar oficialmente a data, o instituto vai anunciar uma série de medidas sustentáveis, com a assinatura de acordos de cooperação e investimentos. Além disso, os núcleos regionais do órgão irão participar durante todo o dia de ações de plantio de mudas em escolas como parte de uma iniciativa do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) – já são 9,7 milhões de mudas de espécies nativas distribuídas desde 2019.

Também na quarta-feira (05) ocorre a abertura do Encontro do Fórum Nacional do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), no Rafain Palace Hotel & Convention Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, em paralelo ao Festival das Cataratas, a partir das 19h30. O encontro vai até sexta-feira (07) e terá a participação da Secretaria de Estado do Turismo (Sedest) e do IAT para oficializar a criação do Fórum e propor melhorias na política ambiental relacionada às UCs.

Na quinta-feira (06) estão previstas três atividades. No período da tarde, ainda sem horário definido, será assinado um termo de cooperação para a criação de um Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) no Parque das Aves, também em Foz do Iguaçu.

No Litoral, na mesma data, o IAT participa da 8ª Semana Socioambiental de Guaratuba, evento organizado pela prefeitura do município com foco em educação ambiental, especialmente na tutela responsável de cães e gatos. A programação vai até sexta-feira (07), no terminal Turístico Pesqueiro e na Casa da Cultura, das 8h às 17h.

Às 15 horas, o IAT promove em parceria com a Sanepar um webinar (seminário por videoconferência) com o tema Mudanças Climáticas: impactos, fatos e ações. A inscrição é gratuita e pode ser feita AQUI.

Para fechar a semana, haverá na sexta-feira (06), às 10 horas, com participação da Sedest, o lançamento do curso educativo “Oceano e Sociedade: Uma relação muito além das férias de verão”, oferecido pela Escola de Gestão do Paraná de forma online.

“É por isso, com agendas como essa, que o Paraná se destaca com o estado mais sustentável do País. Precisamos dessa união e do apoio de todos pelo bem do meio ambiente do nosso Estado”, afirmou o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro.