Paraná estreita relações com instituições de pesquisa e inovação agrícola dos EUA

Durante os dias de atividades a delegação paranaense participou de eventos com a finalidade de fomentar e aprimorar as relações com empresários, produtores rurais, acadêmicos, startups, investidores e demais gestores.
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09/08/2024 - 10:10
Editoria

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Representantes do Governo do Estado participaram de uma série de visitas técnicas e cursos em universidades e empresas nos estados de Iowa e Missouri, região Centro-Oeste, nos Estados Unidos. A missão, um desdobramento de uma viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao país, teve como objetivo a troca experiências, capacitações e busca por iniciativas na área da agricultura para serem aplicadas em instituições paranaenses. A programação ocorreu durante a semana e encerrou nesta sexta-feira (9).

Os secretários da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani; além do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Richard Golba; e diretor da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, representaram o Paraná na missão. Durante os dias de atividades a delegação participou de eventos com a finalidade de fomentar e aprimorar as relações com empresários, produtores rurais, acadêmicos, startups, investidores e demais gestores.

Para Bona, a oportunidade mostrou que o Paraná tem potencial para desenvolver o empreendedorismo no setor agropecuário. “As visitas foram relevantes para conhecermos experiências que associam a formação acadêmica, sobretudo na área do agronegócio, e a retenção de talentos com o empreendedorismo. Iremos levar a experiência para aperfeiçoar a estrutura já existente no Estado para um modelo que sirva de vitrine, apresentando o que temos desenvolvido nos aspectos econômico, social e inovação em todas as áreas e sobretudo no agronegócio”, disse.

O grupo visitou a Universidade Estadual de Iowa (ISU), instituto de pesquisa pública na cidade de Ames, conhecida pelo destaque em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, principalmente nas áreas de agricultura, engenharia e ciências dos materiais. Durante a agenda, os representantes do Paraná foram recebidos com uma série de palestras relacionadas ao desenvolvimento de programas de fomento à inovação e ecossistemas de empreendedorismo para a área agrícola.

O secretário da Inovação, Alex Canziani, destacou a variedade e riqueza do ecossistema de inovação em Iowa, além da possibilidade de conexões entre o estado americano com o estado brasileiro. “Iowa é o Vale do Silício do agro, pela quantidade de instituições, pela quantidade de startups que estão saindo daqui para o mundo todo. Vejo isso como uma oportunidade para podermos nos conectar e para estabelecer parcerias, fazer intercâmbio de alunos nossos, fazer conexão entre os nossos ecossistemas”, disse.

A iniciativa buscou promover, incentivar e realizar a cooperação com órgãos internacionais de apoio para contribuir com o processo de inovação em áreas estratégicas para o Estado. O diretor-presidente do IDR-PR, Richard Golba, considerou que, embora existam diferenças entre os países, a atividade agrícola dos estadunidenses também tem na essência a cooperação.

“É impossível não mencionar as belezas arquitetônicas, os recursos naturais, as paisagens deslumbrantes e a infraestrutura de transporte extremamente desenvolvida. Contudo, o que realmente se sobressai é a cooperação. Cada um colabora visando seus próprios interesses, mas com objetivos claros. Cooperar não é um ato romântico, mas sim uma estratégia objetiva para alcançar resultados específicos. Em suma, estou voltando com uma renovada inspiração, pois essa experiência realmente reforçou nossos propósitos”, afirmou.

Outro local visitado pelo grupo foi o centro de empreendedorismo da Kirkwood Community College, a maior escola técnica dos Estados Unidos, localizada na cidade de Cedar Rapids. O centro oferece recursos para os estudantes que desejam abrir seus próprios negócios, oferecendo orientações sobre elaboração de planos de negócios, estratégias de marketing e facilitando a conexão com mentores e investidores.

O diretor da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, destacou a incubadora ISU Research Park e a cooperativa Landus Cooperative, como exemplo de instituições que demonstram que as pesquisas estão associadas ao crescimento econômico, servindo de inspiração para futuras iniciativas do Paraná.

“Acreditamos que é fundamental capacitar nossos agricultores, especialmente aqueles de pequenas propriedades, para que possam desenvolver o espírito empreendedor. Com o agronegócio, queremos aumentar a riqueza e promover o empreendedorismo em todas as suas formas. Em resumo, o objetivo é fazer com que todos prosperem, gerando renda de maneira sustentável e preservando o meio ambiente”, afirmou.

No Missouri, a comitiva visitou o ecossistema de inovação 39 North, que pretende ser um Hub de tecnologia alimentar e ciência das plantas; a BioSTL que desenvolve soluções em agricultura, medicina, saúde e outras áreas de tecnologia; o World Trade Center que atua no fomento do comércio internacional; e o Danforth Plant Science Center, um centro que desenvolve pesquisas com plantas para aplicação na indústria de alimentos e de combustíveis.

Além dos secretários e dirigentes compuseram a delegação o assessor técnico da Seti, Paulo Afonso Schmidt, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, e o presidente do Cilla Tech Park, Paulo Alvim.

O Paraná tem um sistema de sete universidades estaduais com cursos de graduação e pós-graduação na área de agricultura. Além de pesquisa científica, há programas que estimulam a inovação por meio de fomento para iniciativas inovadoras e articulação entre instituições públicas e privadas.

INTERCÂMBIOS EM IOWA – O Paraná vai levar 100 alunos para intercâmbios em Iowa em 2025. Eles fazem parte do Ganhando o Mundo Agrícola, ação que integra o programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria da Educação. Essa edição é destinada a alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio e que também tenham estudado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede.

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