Paraná envia 10 mil cestas básicas às famílias gaúchas impactadas pela enchente

Doação é fruto do repasse de R$ 3 milhões de recursos feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para que, por meio da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, fossem adquiridos materiais para atendimento às famílias gaúchas.
28/08/2024 - 17:20

A Defesa Civil do Paraná iniciou nesta semana a entrega de 10 mil cestas básicas às famílias que ainda sofrem as consequências da enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio. A doação é fruto do repasse de R$ 3 milhões de recursos feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil para que, por meio da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, fossem adquiridos materiais para atendimento às famílias gaúchas.

A Rede permite a atuação e apoio a outros estados em situação de emergência que atinjam as capacidades locais de atendimento. Com o recurso, 6 mil colchões e 10 mil cestas básicas puderam ser adquiridos para serem enviados ao Rio Grande do Sul. Todos os colchões já foram entregues e agora serão entregues as cestas básicas.

“As pessoas continuam necessitando do auxílio e os materiais e alimentos que estão sendo enviados vão ajudar no atendimento destas famílias. Nosso agradecimento ao Tribunal de Contas do Estado e também a todas as pessoas que fizeram suas doações para ajudar as pessoas que mais precisavam”, declara o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig. “O estado do Paraná mostrou a sua solidariedade e continua trabalhando para que todos possam ter o suporte necessário no momento de necessidade”.

TRAGÉDIA – Segundo o balanço publicado em 20 de agosto, 478 municípios gaúchos foram atingidos com 2,3 milhões de pessoas afetadas e 163 óbitos confirmados. Quase três meses depois da tragédia, 27 pessoas continuam desaparecidas. Mais de 82 mil pessoas e 12 mil animais foram resgatados, com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que enviou equipes ao Rio Grande do Sul.

DOAÇÕES – No Paraná, a Defesa Civil e o Gabinete da Primeira-Dama Luciana Saito Massa coordenaram as mobilizações do Governo do Estado na campanha SOS RS. A campanha arrecadou 13,2 mil toneladas de donativos. Foram 3,2 mil toneladas de alimentos, 4,9 mil litros de água; 2,4 mil toneladas de materiais de limpeza, 2,4 mil toneladas de material de higiene e 163 toneladas de ração animal.

Para que as doações chegassem até o Rio Grande do Sul, 557 caminhões foram mobilizados. A logística foi coordenada pela Defesa Civil com a participação de uma rede de apoio formada por órgãos públicos, empresas e transportadoras paranaenses, que destinaram parte de sua frota para auxiliar o estado vizinho.

Os paranaenses mostraram uma grande solidariedade. Pesquisa encomendada pela startup Loft, que atua no setor imobiliário, mostrou que 59% dos paranaenses fizeram alguma doação às vítimas do Rio Grande do Sul. Ou seja, praticamente seis a cada 10 moradores do Estado.

“Fico muito feliz em ver a solidariedade do povo paranaense colocada em prática. Mostramos um grande poder de mobilização que fez a diferença na vida dos nossos irmãos gaúchos que sofreram com as fortes chuvas. Foi um trabalho feito com muito carinho e dedicação”, ressalta a primeira-dama Luciana Saito Massa.