Paraná e parceiros da ONU debatem políticas para a família

A Conferência Internacional – Família e Inovação Social acontecerá em 29 de novembro em Curitiba e contará com participantes da Itália, França, Grécia, Áustria, Sérvia, Colômbia, Estados Unidos e Brasil.
Publicação
23/10/2019 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, realizará em 29 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a Conferência Internacional – Família e Inovação Social. O evento é promovido em parceria com a IFFD-ONU – International Federation for Family, uma instituição não governamental, independente e sem fins lucrativos, cuja missão principal é apoiar as famílias por meio de treinamento.

Pela primeira vez a reunião anual dos membros da IFFD acontecerá no Brasil. Participam conferencistas da Itália, França, Grécia, Áustria, Sérvia, Colômbia, Estados Unidos e Brasil. Anteriormente, o evento estava agendado em Bruxelas (Bélgica). A programação trará dois dias de discussões internas com especialistas da IFFD e observadores brasileiros e, no terceiro dia, a conferência será aberta ao público para apresentação de resultados.

A secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins, vai representar o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela abordará o tema Políticas Nacionais de Apoio à Família e os Benefícios para o Paraná.

Também serão debatidas estratégias de implementação, monitoramento e avaliação de políticas de apoio à família no contexto estadual e as conclusões do estudo SDG’s & Familie (Sustainable Development Goals e Families), que serão utilizadas como referência na definição dos tópicos de discussão, alinhados à agenda 2030 da ONU.

Ignacio Socías, diretor da Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família, vai apresentar resultados de programas de apoio às famílias que apresentam bons indicadores em áreas como cuidado com idosos, saúde, moradia de baixo custo, educação, segurança e trabalho. São temas que compõem os dez pilares do projeto Cidades Inclusivas para famílias sustentáveis, desenvolvidos pela IFFD.

RETROSPECTIVA - Socías esteve no Paraná em junho deste ano para uma visita ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao secretário do Planejamento Valdemar Bernardo Jorge. Esse encontro foi o primeiro passo para o estabelecimento de parcerias entre a instituição e o Estado.

Na ocasião, Socías afirmou que a reunião foi muito positiva para o estreitamento das relações da Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família e, também, para que se estabeleçam muitas outras alianças com cidades e regiões de todo o mundo, através das Nações Unidas. “Os objetivos sociais são mais facilmente alcançados quando contam com políticas que envolvam as famílias, porque estão sempre ligadas com combate à pobreza e violência, saúde, igualdade e geração de emprego”, disse.

Na reunião, o governador foi convidado para um encontro na ONU, em Nova York, no dia 31 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial das Cidades e, também, foi discutida a realização de um encontro internacional para políticas voltadas à família, em novembro, em Curitiba.

“Realizar essa conferência internacional sobre família nos ajuda a identificar o que outras regiões do mundo estão fazendo para melhorar a qualidade de vida nas cidades, a partir do bem-estar das famílias. Também será uma oportunidade de apresentar o que o Paraná vem desenvolvendo nesta área”, afirmou o secretário Bernardo Jorge.

Após os debates, os especialistas da Federação Internacional para o Desenvolvimento da Família redigirão uma carta de intenções de políticas públicas de interesse econômico e social que trazem indicadores de resultados de grande relevância, subsidiando o Paraná na temática do apoio à família.

Serviço
Conferência Internacional – Família e Inovação Social

Data: 29 de novembro
Horário: 08h30 às 17h
Local: Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba
Inscrição: http://bit.ly/conferencia-elp

GALERIA DE IMAGENS