Paraná é finalista em prêmio de
excelência em competitividade

O Paraná concorre com São Paulo na categoria Destaque Internacional, que reconhece o Estado com os melhores indicadores, em comparação com a média atingida pelos países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
09/10/2019 - 17:40

O Paraná é um dos finalistas do Prêmio de Excelência em Competitividade, iniciativa que faz parte do Ranking de Competitividade dos Estados. Concorre com São Paulo na categoria Destaque Internacional, que reconhece o estado com os melhores indicadores, em comparação com a média atingida pelos países que compõem a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Entre os indicadores levados em conta pela premiação estão, por exemplo, os índices de pobreza e mortalidade infantil, inserção econômica, segurança patrimonial e transparência.

O prêmio é dividido em três categorias: Crescimento, que reconhece o Estado que teve o maior crescimento no ranking no ano da premiação, comparado aos quatro anos anteriores, utilizando como base o posicionamento geral e a sua evolução; o Destaque Boas Práticas, que identifica três desafios importantes para a agenda de competitividade e premia três estados que possuem políticas relevantes nestes temas; e o Destaque Internacional.

O resultado será divulgado no dia 18 (sexta-feira), durante o lançamento dos resultados de 2019 do ranking. O evento acontece na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. O Paraná ocupa atualmente a quarta posição no Ranking dos Estados, tendo o segundo melhor resultado na área de Eficiência da Máquina Pública e o terceiro em Infraestrutura.

RANKING DOS ESTADOS – Organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados mensura o desempenho das unidades da federação em diferentes áreas, como Segurança Pública e Educação. Ele abrange 10 pilares e 69 indicadores, que podem ser utilizados por gestores públicos para identificar pontos de melhoria e definir os focos de atuação.

Assim como o prêmio, o Ranking de Competitividade dos Estados também abrange um componente internacional de benchmarking (processo de comparação de práticas), que permite a comparação dos estados brasileiros com os países-membros da OCDE. De acordo com o CLP, com esse olhar global é possível conferir a competitividade de estados que frequentemente disputam investimentos com outros grandes centros do mundo.