Paraná e ONU-Habitat firmam parceria para o desenvolvimento urbano sustentável

Com duração de dois anos, o acordo prevê a realização de estudos conjuntos, capacitações e projetos voltados à modernização e melhoria da gestão urbana no Estado.
Publicação
11/02/2025 - 10:46
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência da ONU dedicada ao desenvolvimento sustentável das cidades, formalizaram uma parceria estratégica para fortalecer o planejamento urbano nos municípios paranaenses. Com duração de dois anos, a parceria envolve a Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (SGDES), que é responsável pela articulação, em âmbito estadual, para implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da ONU.

O Memorando de Entendimento foi assinado na segunda-feira (10), em Brasília, pela superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, e pela subsecretária-geral das Nações Unidas e diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach. O documento prevê a criação de um grupo de trabalho para promover em intercâmbios de boas práticas, análise de dados e desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios urbanos.

Com isso, serão feitos estudos conjuntos, capacitações e projetos com o objetivo de modernizar e melhorar a gestão urbana no Estado, contribuindo na construção de cidades mais inclusivas e resilientes. A parceria reforça o compromisso do Paraná com o aprimoramento do planejamento urbano e a implementação de iniciativas que promovam a Agenda 2030 e os ODS.

A superintendente da SGDES ressaltou que o acordo representa um avanço útil e estratégico para o desenvolvimento dos municípios. “Temos programas como o Prospera, que capacita pessoas e dá poder e visibilidade sobre as agendas globais para o desenvolvimento sustentável no Estado do Paraná”, disse Keli. “Trabalhar o tema de planejamento urbano sustentável e levantamento de dados conectado com a localização dos ODS vai ser importante para a implementação de políticas no território”.

A parceria, ressaltou a diretora-executiva do ONU-Habitat, reafirma o papel do Paraná como protagonista na promoção de um ambiente urbano sustentável, promovendo o alinhamento entre políticas públicas estaduais e as diretrizes globais da ONU. “Essa parceria demonstra o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e com a inovação em políticas públicas, levando seus municípios a adotar um compromisso com os ODS”, destacou Anacláudia. “A cooperação entre o ONU-Habitat e o Governo do Paraná vai permitir a troca de experiências e o fortalecimento das capacidades do Estado para impulsionar o planejamento urbano e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida nas cidades”.

GALERIA DE IMAGENS