Paraná discute diretrizes do audiovisual para os próximos 10 anos em evento do Ministério

O evento faz parte de uma série de encontros regionais com o objetivo de escutar a sociedade civil e os profissionais do setor sobre as demandas locais e como o plano pode atender às especificidades de cada região.
06/09/2024 - 16:39

A Secretaria de Estado da Cultura sediou, entre quarta e sexta-feira (4 e 6), um dos encontros do Circula MinC – Audiovisual, que visa a construção participativa do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro (PDM) para o período de 2025-2034. Organizado pelo Ministério da Cultura e a Secretaria do Audiovisual, o evento faz parte de uma série de encontros regionais com o objetivo de escutar a sociedade civil e os profissionais do setor sobre as demandas locais e como o plano pode atender às especificidades de cada região.

O PDM Audiovisual é um plano decenal com o intuito de definir estratégias e metas para o audiovisual brasileiro, alinhado com outras políticas públicas culturais em desenvolvimento. Esse modelo participativo fortalece o diálogo entre o governo e a sociedade, garantindo que o plano seja um documento orientador das estratégias táticas, operacionais e políticas do que será construído a longo prazo.

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande, destacou que o encontro do PDM do Audiovisual no Estado reforça o papel estratégico do Paraná no desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro. Segundo ela, o encontro foi uma oportunidade única para ampliar o diálogo e assegurar que as especificidades e potencialidades da produção regional sejam contempladas no planejamento nacional.

“Nossa missão é garantir que o PDM reflita a pluralidade do nosso país e ofereça oportunidades reais para a produção independente, para o fortalecimento da economia criativa e para a democratização do acesso ao cinema e às novas mídias”, disse a secretária.

No Sul do Brasil, o encontro destacou o reconhecimento da importância crescente do audiovisual na região, especialmente no Paraná, que tem mostrado seu potencial para se tornar um dos principais polos de produção audiovisual do país. A diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), Mirele Camargo, ressaltou a capacidade de articulação do Estado em prol do desenvolvimento de políticas públicas do setor audiovisual.

“Nos três dias de debate, discutimos oito eixos fundamentais que acreditamos influenciar a política audiovisual nacional nos próximos dez anos. Agradecemos o Ministério da Cultura e a Secretaria do Audiovisual pela confiança e por valorizar nossa capacidade de articular a participação social”, afirmou.

GRUPOS DE TRABALHO – Durante o evento, grupos de trabalho foram formados para debater temas centrais, como o desenvolvimento regional, pactos federativos no audiovisual e o fortalecimento da estrutura institucional do setor no Brasil. O encontro em Curitiba teve como foco principal discutir as demandas específicas da região Sul e como o PDM pode fomentar a produção e distribuição de conteúdos audiovisuais no Paraná e nos estados vizinhos.

As discussões durante o evento abordaram temas como financiamento do audiovisual, gestão pública, formação técnica e a coexistência de telas. Entre as principais demandas levantadas está a necessidade de maior clareza na atribuição de responsabilidades entre as esferas federal, estadual e municipal para garantir que as políticas de fomento sejam eficazes e acessíveis.

PRÓXIMOS PASSOS – As demandas coletadas durante a etapa Sul do Circula MinC – Audiovisual serão catalogadas e apresentadas ao grupo de trabalho do Conselho Superior do Cinema. Após a conclusão dos encontros regionais, o processo segue para dois seminários temáticos que abordarão questões de raça, gênero, diversidade e o desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil. Ao final, o documento será submetido à consulta pública, com previsão de lançamento oficial em janeiro de 2025.