Paraná define campeãs da ginástica artística para os Jogos Escolares Brasileiros

Cinco atletas se destacaram na disputa que ocorreu no sábado (27), em Curitiba. Elas representarão o Estado em competições nacionais de 2024 nas categorias infantil, que inclui meninas de 12 a 14 anos, e juvenil, com adolescentes de 15 a 17 anos.
29/07/2024 - 11:10

Cinco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio do Paraná se classificaram para as competições escolares nacionais de ginástica artística que ocorrerão no segundo semestre de 2024. Elas foram as primeiras colocadas dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que ocorreram no sábado (27) no Centro de Excelência em Ginástica do Paraná (Cegin), no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica (FPRG). A competição da modalidade ocorreu separada das finais das outras disputas dos Jeps que aconteceram em Campo Mourão, na categoria infantil, e que seguirão em Pato Branco, na categoria juvenil.

Na infantil, que engloba meninas de 12 a 14 anos, o Paraná será representado pelas estudantes Letícia Caminha, Brenda Faria e Nicole dos Santos, que foram respectivamente a primeira, segunda e terceira colocadas na competição estadual.

O resultado foi definido pela pontuação das competidoras na trave de equilíbrio, solo, salto sobre a mesa e barras assimétricas. As quatro provas são as mesmas que elas deverão executar nos Jogos Escolares Brasileiros, na cidade de Recife, em Pernambuco, entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro deste ano.

Entre as meninas de 15 a 17 anos, que compõem a categoria juvenil, as classificadas foram a campeã Giovana Martins e a vice-campeã Laura Cecilia de Souza. O desempenho de ambas garantiu vaga nos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), cujas disputas estão marcadas para 13 a 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba.

Giovana Martins representa o Paraná nos Jogos da Juventude pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, em Ribeirão Preto, São Paulo, ela conquistou quatro medalhas – faturou o ouro na trave de equilíbrio, a prata no solo e o bronze no salto, além do bronze no individual geral – ao lado do treinador Johnnie Lima.

JEPS – A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná comemora os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os JEPS reúnem atletas de 12 a 17 anos de escolas estaduais, municipais e particulares, contando com cerca de 64,5 mil participantes neste ano.

Realizados pela SEES em parceria com a Secretaria da Educação (Seed), municípios e a Federação Paranaense do Desporto Escolar, os JEPS crescem a cada edição em número de participantes, qualidade dos atletas e interesse da comunidade. Atualmente, quase todos os municípios enviam delegações para as disputas, movimentando as regiões que recebem as fases municipal, regional, macrorregional e final da competição.

Confira a classificação e a pontuação das atletas classificadas na etapa final da Ginástica Artística nos Jeps:

Modalidade Infantil (12 a 14 anos)

1ª Letícia Caminha (50.05)

2ª Brenda Faria (49.95)

3ª Nicole dos Santos (45.10)

Modalidade Juvenil (15 a 17 anos)

1ª Giovana Martins (46.25)

2ª Laura Cecilia de Souza (43.70)