Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 foram abertos no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste do Estado, nesta quinta-feira (17). A ativação é um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em parceria com a Itaipu Binacional, além do apoio da prefeitura de Foz do Iguaçu.
Com essa ampliação, a 9ª Regional de Saúde, de Foz do Iguaçu, passa a ter agora 95 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus.
O secretário de Saúde, Beto Preto, que visitou as instalações da unidade nesta semana, destacou a importância do reforço oferecido para garantir um tratamento efetivo e de qualidade aos moradores da região.
“Esses esforços conjuntos mostram a preocupação tanto do governo quanto das prefeituras e entidades como a Itaipu no enfretamento à Covid-19. Essa união ajuda a tomar medidas assertivas como esta. É o caminho para vencermos essa batalha”, disse.
- Novas vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná nesta sexta-feira
- Governo divulga calendário de vacinação para a população em geral
Beto Preto enfatizou ainda que a ampliação da capacidade do sistema de saúde é apenas uma das estratégias para enfrentar o coronavírus, representando um grande esforço na estratégia da pandemia.
“Com diversas ampliações realizadas pelo governo desde o início da pandemia, já ultrapassamos a marca de 2 mil leitos de UTI exclusivos à Covid-19 em todo o Paraná. Mas, insisto: não é apenas a abertura de leitos que vai nos ajudar. Peço que além das medidas de isolamento e higienização a população fique atenta ao chamamento dos municípios para tomar as duas doses da vacina, pois somente aliando os devidos cuidados com a vacina vamos conseguir frear a contaminação pela Covid-19”, explicou Beto Preto.
LEITOS – Segundo os dados da Regulação Estadual, o Paraná possui 4.935 leitos, sendo 2.022 UTIs e 2.913 enfermarias. A taxa de ocupação de leitos é de 94% e 81%, respectivamente. 771 pacientes aguardam na fila de espera por um leito, e, destes, 445 esperam por UTI e 326 por enfermaria. Todos estes pacientes estão recebendo atendimento em Unidades de Pronto Atendimento ou hospitais de pequeno porte.