O Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) escolheu, nesta terça-feira (18), a nova mesa diretora que comandará a entidade até 2025. O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, foi escolhido para presidir a instituição durante o encontro, realizado na sede da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), em Brasília.
Para Lange, o fato de um representante paranaense assumir a presidência do FNSHDU neste momento é emblemático por refletir o destaque nacional que o Estado tem conseguido devido à condução de suas políticas habitacionais. “O Paraná tem atualmente o melhor programa habitacional do Brasil em andamento e agora, através do Fórum de Secretários, vamos poder difundi-lo ainda mais para outros estados e instituições”, afirmou.
Alçado ao patamar de lei estadual a partir de 2021, o programa Casa Fácil Paraná já ajudou mais de 32 mil famílias a conquistarem uma moradia própria em todo o Estado. Os aportes estaduais realizados pela Cohapar no período somam mais de R$ 450 milhões e resultaram na atração de aproximadamente R$ 8 bilhões em recursos da União e da iniciativa privada por meio de obras de novos empreendimentos residenciais, gerando cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos.
O tema chegou inclusive a ser tratado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior há poucos dias durante a sua participação no Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil, em São Paulo.
O presidente da Cohapar também falou sobre a intenção de promover um grande trabalho integrado em nível nacional para defesa das pautas do setor. “Junto com os demais secretários estaduais de habitação, faremos uma gestão participativa, com muitas trocas de experiências, e unidos em torno de projetos que sejam de interesse dos estados, buscando contribuir com o avanço da habitação de interesse social em todo o Brasil”, acrescentou.
Outras reuniões do FNSHDU devem ocorrer ao longo deste ano. No calendário preliminar elaborado pela nova diretoria está previsto, por exemplo, o Encontro Nacional de Reurb, agendado para agosto, em João Pessoa (PB), para promoção do debate sobre as diretrizes e metas da Política Nacional de Regularização Fundiária.
Também compete ao FNSHDU, em conjunto com a ABC, a realização anual do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que neste ano deverá ocorrer em outubro, no Rio de Janeiro. É durante este fórum que acontece a entrega dos troféus Selo de Mérito, premiações concedidas às melhores iniciativas do poder público para o setor, e no qual o Paraná foi premiado nos últimos quatro anos.
Na mesma ocasião, também foram empossados:
Primeiro vice-presidente – Marcelo Cardinale Branco, de São Paulo
Segundo vice-presidente – Bruno Dauaire, do Rio de Janeiro
Vice-presidente da região Sul – Fabricio Peruchin, do Rio Grande do Sul
Vice-presidente da região Sudeste – Elizabeth Jucá, de Minas Gerais
Vice-presidente da região Centro-Oeste – Marcelo Baz, do Distrito Federal
Vice-presidente da região Norte 1 – Maria Dantas, de Roraima
Vice-presidente da região Norte 2 – Luis André Guedes, do Paraná
Vice-presidente do Nordeste 1 – Carlos Edilson de Souza, do Piauí
Vice-presidente da região Nordeste 2 – Emília Lima, da Paraíba
Vice-presidente do Nordeste 3 – Simone Benevides, de Pernambuco