Paraná assina adesão ao ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade na COP28

A filiação ao ICLEI significa que o Paraná passa a integrar uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A organização não governamental internacional promove o desenvolvimento sustentável em cidades e estados.
06/12/2023 - 16:10

O Paraná se tornou membro nesta quarta-feira (06) do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, uma organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável em cidades e estados. O termo de filiação foi assinado na COP28, nos Emirados Árabes Unidos, pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e pelo secretário executivo do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

A filiação ao ICLEI significa que o Paraná passa a integrar uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 125 países, os membros do ICLEI impulsionam ações locais para um desenvolvimento de baixas emissões, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável destacou que a filiação é mais um passo do Paraná para se manter no topo do ranking de sustentabilidade nacional. “O Paraná é um estado que tem uma vocação natural para a sustentabilidade, com uma rica biodiversidade, uma matriz energética limpa e destaque em produção agrícola de baixo carbono. Podemos agora também aproveitar a experiência e o conhecimento técnico acumulado pelo ICLEI ao longo dos anos. Essas parcerias nos ajudam a tornar o Estado cada vez mais sustentável”, afirmou.

A filiação ao ICLEI permitirá que o Paraná tenha acesso a consultoria técnica, capacitação, intercâmbio de experiências, participação em projetos e eventos, entre outros benefícios. O ICLEI também apoiará o Paraná na elaboração e implementação de políticas, planos e programas voltados para a sustentabilidade, como o Pagamento por Serviços Ambientas, o Plano de Ação Climática e a Agricultura de Baixo Carbono.

O secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, destacou as oportunidades e os desafios da filiação do Paraná à organização. “O ICLEI é a maior rede global de governos locais pela sustentabilidade, esperamos contribuir para a estruturação da economia climática do Paraná nas mais diversas dimensões”, disse.

No Brasil, além do Paraná, já são 87 governos locais filiados entre estados e municípios. No âmbito regional o estado agora se junta a Santa Catarina e Rio Grande do Sul como membro do ICLEI. A lista completa pode ser acessada no site da instituição. O ICLEI tem sede em Bonn, na Alemanha, e conta com escritórios regionais em diversos continentes. O escritório para a América do Sul fica em São Paulo.