A Paraná Turismo promoveu nesta quinta-feira (14), em Foz do Iguaçu, na região Oeste, uma reunião com entidades do setor com objetivo de discutir estratégias para melhorar a segurança dos turistas na região da fronteira. A ideia é elaborar uma proposta concreta para acolher e proteger os visitantes e mostrar que o Paraná é seguro para receber turistas, especialmente aqueles vindos do Exterior.
"O Governo do Estado está muito preocupado com a retomada do turismo, e a segurança dos viajantes é importante para que tenham tranquilidade e conforto”, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
O secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, disse que todas as demandas da reunião foram ouvidas e serão discutidas com as equipes da área. "Queremos que as pessoas venham a Foz ver as belezas naturais que a região oferta e o Governo do Estado vai trabalhar para oferecer essa segurança", afirmou.
De acordo com o secretário, a expectativa é que nos próximos meses uma estratégia seja implantada na região, com mais efetivo e equipamentos para garantir o lazer dos turistas. Somente no feriado da Independência, Foz do Iguaçu recebeu mais de 20 mil visitantes.
- Planos operacionais das 15 regiões turísticas passam por atualização
- Em reunião com a Emirates, governador busca voo entre Paraná e Dubai
Apenas as Cataratas do Iguaçu, atrativo eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo, receberam 19.273 pessoas, com turistas de todas as regiões do País e de 30 nacionalidades diferentes. O complexo da Usina de Itaipu foi visitado por 7.801 pessoas, superando em 73,3% a previsão inicial, de 4,5 mil visitantes.
OPINIÕES – Durante a reunião, vários representantes dos setores privado e público se manifestaram sobre as medidas discutidas em Foz. "A sensação de segurança é importante para a manutenção do turismo que vem aumentando na região", afirmou o presidente do Conselho Municipal do Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), Iuri Benitez.
O presidente do Codefoz/Visit Iguaçu, Felipe Gozales, agradeceu a atenção das autoridades no alinhamento da segurança no município. "Esta é uma grande oportunidade e uma discussão importante, porque o turismo é a maior economia da cidade", afirmou.
Segundo o prefeito em exercício Francisco Sampaio, ninguém visita destinos turísticos sem saber se terá segurança. "É um momento de retomada e precisamos oferecer a sensação de segurança aos nossos turistas", disse.
PRESENÇAS – Também participaram do encontro o chefe Regional da Polícia Rodoviária Federal, João Fabio Galeano; do integrante da Inteligência da Polícia Rodoviária Federal, Davi Paes; comandante do 14º Batalhão de Policia Militar, Adelar Davies; secretário municipal de turismo Newton Paulo Angeli; secretário municipal de segurança pública de Foz do Iguaçu, Reginaldo Silva; presidente do Sindhotéis, Neuso Rafain; gestor da empresa Princesa dos Campos Gilson Barreto; representante do Macuco Safari, Lucas de Almeida; do sócio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná, Camilo Rorato; chefe de gabinete da Paraná Turismo, Paulo Custódio; coordenador de comunicação da Paraná Turismo, Velozo Santos; e a assessora regional de Foz do Iguaçu pela Paraná Turismo, Valéria Mariotti.