O fim de semana foi de muito esporte na programação do Verão Maior Paraná em Matinhos, no Litoral do Estado. O Circuito Paraná Futevôlei, que contou com um jogo disputadíssimo de grandes nomes da modalidade, e o Torneio PGT (Paraná Gaming Tournament) animaram o sábado e domingo (25 e 26) dos veranistas que deram uma pausa no banho de mar para acompanhar os eventos na Arena Verão Maior Portos do Paraná.
O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado, afirmou que além do aspecto da competição, o objetivo é usar os eventos como entretenimento para o público. “São verdadeiros shows de várias modalidades. Neste domingo foi o futevôlei, tanto é que o nome do evento é Verão Maior Futevôlei Show”, destacou. “Vemos o público da arquibancada, as famílias participando. É mais um atrativo de entretenimento para quem passa por aqui.”
O destaque da manhã de domingo (26) foi o Futevôlei Show com o confronto entre Gustavo Lazaretti e Eduardinho contra Rodrigo Mancha e Happ. Gustavo, ex-jogador do Athletico, e Rodrigo Mancha, ex-Coritiba, trouxeram a vasta experiência do futebol de campo, enquanto Happ e Eduardinho são donos de currículos repletos de conquistas internacionais no futevôlei.
“São craques do futevôlei e referências do esporte, com campeões mundiais, que é o caso do Eduardinho e do Happ, e grandes craques do futebol paranaense, como Rodrigo Mancha e Gustavo Lazaretti. E o mais importante, todos os eventos do Verão Maior são gratuitos. Veranista, seja paranaense ou turista de fora, venha conhecer as praias e os projetos do Paraná”, acrescentou Prado.
Em uma disputa apertada e com decisão no terceiro set, a dupla vencedora foi Happ e Rodrigo Mancha, com o placar de 2 a 1. “Quando nos convidaram, falaram que era um jogo festivo, mas na hora que a gente entra, eu como ex-atleta e eles ainda em atividade, a competitividade não tem jeito”, ressaltou Mancha.
“Até brinquei com eles, porque Curitiba não tem praia, só jogamos em lugar coberto, não tem sol, nem vento, então foi uma experiência diferente, bacana de participar.” Ele também elogiou a estrutura montada nas areias de Matinhos. “Top demais. O que tem aqui não tem em outro lugar. O Governo do Paraná está de parabéns”, disse.
O parceiro Happ, que é do Rio de Janeiro, gostou do que viu em solo paranaense. “Estamos acostumados a jogar muito em clube, em arenas fechadas, e quando vamos para praia e tem uma estrutura dessa, é bem legal. Fora que é difícil ter uma estrutura desse tamanho no Rio de Janeiro, e aqui no Paraná tem tudo isso, então a gente fica muito feliz que o futevôlei está crescendo e o Estado está incentivando o esporte”, complementou. A partida teve transmissão ao vivo pela TV Paraná Turismo.
Enquanto acontecia o Futevôlei Show, o Circuito Paraná Futevôlei, que começou no sábado (25), seguiu em seu segundo dia e contou com jogadores das categorias super master (acima de 50 anos), masculino open, feminina iniciante e mista iniciante. Foram mais de 300 atletas participando nos dois dias de competição.
ESPORTS – Já no período da tarde, o Palco Sunset foi escolhido para receber o Torneio PGT com uma disputa entre os times ADW e BBN Aposentados e Perigosos no jogo “League Of Legends” (LoL), e Azure Bears Golden contra Fábrica do Belga disputando “Valorant”. Foi a primeira vez que as finais de ambos os jogos fizeram parte da programação do Verão Maior Paraná. A disputa valeu pontos para o ranking estadual da Federação, além de inaugurar o calendário oficial de eSports em 2025.
“O PGT é o torneio gamer oficial da Federação Paranaense de eSports. Nós criamos esse evento para que possamos integrar a comunidade gamer e trazê-los para próximo da gente, organizando um campeonato bastante democrático onde equipes podem participar de vários níveis em diversos jogos”, explicou o presidente da Federação Paranaense de eSports, Diego Pereira.
Ele também reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado para promoção da modalidade. “O projeto ocorre graças ao Proesporte, uma lei de incentivo maravilhosa e a mais democrática que existe, onde conseguimos obter recursos estaduais para que possamos realizar grandes eventos esportivos. É uma lei que abre espaço para todas as modalidades, inclusive para o eSports”, acrescentou.
Uma Arena Gamer montada no posto fixo de Caiobá também tem feito sucesso. São 20 computadores em dois containers com fliperama e videogames, com a participação mediante doação de um quilo de alimento. Até 2 de fevereiro, o público pode aproveitar os mais de 20 mil jogos disponíveis, bastando doar uma caixa de leite ou leite em pó.
O capitão do ADW, João Vitor Dutra, 26 anos, veio de Florianópolis para participar da competição junto com os amigos, que são de São Paulo e do Paraná. “A gente juntou o time de última hora para jogar, eu vim lá de Santa Catarina, teve um que veio de São Paulo e três são daqui. Foi a primeira vez que jogamos na praia”, contou Dutra.
Mas foi o BBN Aposentados e Perigosos que levou a melhor no confronto de LoL. “Nós cinco já jogávamos na BBN, que é um time da Universidade Federal do Paraná, e agora estamos aposentados, então é mais um time de amigos mesmo. Na praia aqui, com essa vista maravilhosa, foi uma final sensacional”, destacou o capitão, Maycon Diego Boico, 25 anos, de Curitiba. “A estrutura está animal, já joguei muito campeonato presencial antes pelo time e estrutura igual a essa eu nunca vi. Foi uma oportunidade gigantesca jogar aqui”.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.