Oitenta e três anos separam Catarina de Dionizio. Mas, nesta semana, ambos compartilharam da mesma experiência: a de fazer suas carteiras de identidade novas no Paraná Cidadão em Porecatu, no extremo norte do Estado.
Aos dois anos de idade, Catarina Rodrigues dos Santos, recebeu seu CPF junto com a certidão de nascimento. Mas não havia tido a oportunidade de tirar o seu RG - seus pais não tinham tido tempo de abrir um processo e solicitar agendamento via internet. "Agora aproveitamos a feira de serviços para fazer a carteira da identidade dela. Muito importante essa ação do Governo do Estado, pois tem gente que não tem condições de fazer o RG porque demora muito tempo e precisa de agendamento. Essa iniciativa é ótima pra população no geral", disse o pai Vilson Fausto dos Santos, 32 anos, analista de planejamento e controle. "É muito mais prático, em um dia só e em um lugar só você consegue resolver tudo. Para quem tem uma condição econômica e um acesso social menor é muito melhor, pois é rápido, prático e sem custo", avaliou.
Dionizio Florêncio de Oliveira, 85 anos, é aposentado. Trabalhou com colheita e na mecânica pesada por toda vida na extinta usina Central do Paraná, em Porecatu. "Trabalhei até quando consegui, mas agora não dá mais. Uma hora a gente tem que parar", diz. Sua última carteira de identidade foi expedida em 1993, e já estava danificada. "Eu pensava que não poderia mais ter uma identidade nova, mas agora tive essa oportunidade e graças a Deus fui muito bem atendido. Eu confesso que não espertava um atendimento tão bom. Se não fosse pelo Paraná Cidadão eu não teria feito um novo documento, porque aqui é tudo rápido e de graça", disse.
Balanço - Em três dias, o Paraná Cidadão realizou 8.795 atendimentos em Porecatu. Foram 1.217 RGs emitidos, 284 CPFs e 81 carteiras de trabalho.
A próxima parada do Paraná Cidadão é em Assaí, nos dias 12, 13 e 14 de junho.