O Museu Paranaense recebe na quinta-feira (11), às 15h, o professor de arqueologia pré-histórica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabio Parenti, para uma palestra sobre a primeira migração da humanidade, datada meio milhão de anos antes do que os registros conhecidos.
Parenti integrou a equipe de pesquisadores brasileira e italiana que conduziu os estudos de 2013 a 2016 no alto vale do Zarqa, na Jordânia setentrional. Para participar do evento é preciso se inscrever por meio de formulário. A entrada é gratuita.
Pesquisas interdisciplinares conseguiram datar camadas arqueológicas e paleontológicas há mais de dois milhões de anos, o que tem implicações importantes, segundo Parenti, sobre a evolução do gênero Homo e sua expansão na Eurásia. “A expansão humana é um fato muito antigo, não é só nossa espécie, mas de todas as espécies do gênero (Homo)”, pontua.
O professor ressalta que essa foi a primeira missão brasileira no Exterior sobre pré-história e paleoantropologia. “As pesquisas estão bem longe de se esgotar no sítio e vamos retomá-las em 2020. A academia brasileira tem muito a dizer ao mundo”, destacou.
Fabio Parenti é professor de arqueologia pré-histórica na UFPR com doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales na França. Foi presidente do Istituto Italiano di Paleontologia Umana, em Roma, na Itália. Parenti atua como pesquisador no Brasil, Itália, Jordânia e Marrocos.
Serviço
Palestra A pré-história do vale do Zarqa, Jordânia: a primeira migração da humanidade, com Fabio Parenti
11/07 (quinta-feira), às 15h
Inscrições: bit.ly/palestrafabioparenti
Entrada gratuita
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
(41) 3304-3300 | http://www.museuparanaense.pr.gov.br