Painel mostra em tempo real os investimentos do programa Asfalto Novo, Vida Nova

A ferramenta foi apresentada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior pela secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, na manhã desta terça-feira (28). Até a manhã desta terça-feira, 221 prefeituras haviam sido beneficiadas com um montante que chegava a R$ 771.217.187,50.
28/05/2024 - 12:00

O programa Asfalto Novo, Vida Nova, que leva pavimentação asfáltica e promove a troca da iluminação convencional por lâmpadas de LED nos menores municípios do Paraná agora pode ser acompanhado no dia a dia por qualquer cidadão interessado na aplicação correta de recursos públicos para promover o desenvolvimento. As informações estão em um novo painel incluído no Portal Paraná Interativo, que pode ser acessado pelo endereço https://paranainterativo.pr.gov.br/.

"O Asfalto Novo, Vida Nova é o maior programa de infraestrutura urbana do País, levando asfalto de qualidade a 100% da área urbana dos municípios de pequeno porte do Paraná. E graças à tecnologia, esse trabalho é feito com transparência, com a população podendo acompanhar em tempo real como estão ficando as obras nas suas cidades", disse o governador.

Para a secretária, os moradores das cidades beneficiadas conseguem comparar as informações do programa com aquilo que veem de obras nas ruas. “O morador de qualquer município atendido tem como obter informações importantes que irão impactar a sua vida para melhor. Um asfalto em frente de cada, a iluminação de qualidade são transformadores da realidade local, lá onde a pessoa vive. Isso pode ser conferido diariamente por esse aplicativo”, complementou Camila.

O novo aplicativo melhora substancialmente o anterior porque amplia e detalha informações, de forma amigável e intuitiva. Lá, podem ser verificados o total de investimentos no programa. Até a manhã desta terça-feira, 221 prefeituras haviam sido beneficiadas com um montante que chegava a R$ 771.217.187,50. Para a iluminação, eram 156 cidades com investimentos de R$ 75.342.762,23.

Quem for navegar pela nova ferramenta terá um mapa do Paraná com todos os municípios participantes das três etapas já lançadas. A amostragem pode ser feita, ainda, indicando apenas aqueles que encaminharam projetos em uma das etapas. Os municípios aparecem com cores diferentes, de acordo com a fase a que pertencem. Ao clicar sobre um dos mapas coloridos é aberta uma tabela flutuante com a população do município, os valores destinados para pavimentação e iluminação e o status de cada projeto.

Um gráfico do tipo pizza apresenta os projetos já apresentados pelas prefeituras, separados por cores que indicam a etapa em que se encontram: “em análise”, “autorização para licitação”, “liberado para homologação” e “em execução”.

O mesmo gráfico ainda segmenta outras informações. Por exemplo, mostra o total de municípios beneficiados e o investimento realizado; e, para saber quantas cidades têm projetos em execução, basta clicar no pedaço correspondente no gráfico. Na tarde da segunda-feira, 134 municípios estavam com obras em execução e a aplicação, até então, era de R$ 535.478.583,56.

Na parte inferior da tela, a pesquisa pode ser feita a partir do nome de cada município. Ao escolher determinada cidade, o aplicativo entrega um mapa do espaço urbano com as obras destacadas. Ou seja, o morador pode conferir a exata locação onde as melhorias são implantadas. Mais do que isso, ao clicar sobre o local, é possível saber o tipo, a data de início, o endereço, o valor empregado e, conferir o estágio da sua execução (em visualizar) por meio de fotografias e das medições já realizadas.

IMPLEMENTAÇÃO – A execução do projeto foi de responsabilidade da Coordenadoria de Projetos do Paranacidade, com a coordenação de Virginia Nalini e a implementação pelos analistas de Desenvolvimento Municipal Cristiano Zacliklevicz, Fabiano Coelho Santos e Evemar Wernick. A atual secretária das Cidades, que era superintendente-executiva do Paranacidade, acompanhou todo o processo de implementação.