PM cumpre 35 mandados contra o tráfico de drogas em Curitiba

Foram 23 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão. Operação prendeu dez pessoas. Mais de R$ 55 mil em dinheiro, uma pistola e drogas foram apreendidos.
30/03/2021 - 13:40

Um grupo responsável pelo tráfico de drogas no conjunto Vitória Régia, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi alvo da Operação Palácios, da Polícia Militar, nesta terça-feira (30). As equipes cumpriram 23 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão em pontos de venda e consumo de drogas e nas residências de pessoas envolvidas com a atividade criminosa. A operação prendeu dez pessoas. Mais de R$ 55 mil em dinheiro, além de pistola e drogas (cocaína, maconha e crack) foram apreendidos.

Denúncias e ocorrências atendidas pela PM na região indicaram a intensa movimentação de tráfico. Por meio de estudos e levantamentos, a Polícia Militar descobriu pontos de venda, distribuição e consumo de drogas, bem como a articulação das pessoas do grupo. Ao longo do período de levantamento de informações, antes da Operação Palácios, a PM fez abordagens e apreendeu 723 porções de cocaína, 94 porções de maconha, fez 18 flagrantes por tráfico e lavrou 28 Termos Circunstanciados.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a corporação está investindo em ações de inteligência com operações que já foram deflagradas e outras que ainda estão em andamento em todo o Estado.

“Essas ações refletem na redução dos números de homicídios, roubos e furtos. A parceria do serviço de inteligência com o policiamento de operações especiais ou de policiamento tático tem trazido esse resultado e uma maior tranquilidade à sociedade”, disse.

De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Rui Noé Barroso Torres, a operação de hoje teve quatro meses de investigação e é um desdobramento da Operação Enoch, desencadeada em agosto do ano passado.

“Aplicamos 130 policiais militares na Operação Palácios e iniciamos os trabalhos por volta das 4 horas desta terça-feira. Temos um saldo positivo. Mesmo neste cenário de pandemia, a Polícia Militar está combatendo o tráfico de drogas com um trabalho integrado com o Poder Judiciário”, destacou.

Em uma das abordagens da operação, no bairro Pinheirinho, os policiais militares foram até um condomínio residencial para cumprir um mandado judicial, mas o suspeito reagiu e entrou em confronto com os policiais militares. Ele acabou ferido e entrou em óbito no local, sendo apreendida uma pistola de calibre 9mm. Todos os detidos e materiais apreendidos foram entregues na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco, em Curitiba.

“Após essa operação, pelo menos por enquanto, naquele perímetro, tirando essas pessoas e esta quantidade de droga de circulação, teremos um período de tranquilidade, pois em torno do tráfico de drogas orbitam vários outros crimes, como homicídio, roubo e furto”, explicou o coronel Barroso.

A Operação Palácios contou com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário na colaboração para a emissão dos mandados judiciais. Os cumprimentos judiciais foram feitos pelas equipes da Agência Central de Inteligência da PM, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e de equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).