A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, nesta semana, uma aula inédita sobre letramento racial, voltada aos alunos do curso de formação de futuros policiais civis. Foi a primeira vez que o tema foi abordado na grade do curso, em uma palestra ministrada pelo delegado Danilo Zarlenga na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná (ESPC).
A aula trouxe discussões sobre a história social e cultural do povo negro, com uma abordagem inovadora que utilizou a musicalidade como recurso pedagógico.
O delegado contextualizou a história desde o continente africano até os dias atuais no Brasil, promovendo uma reflexão aprofundada sobre as raízes históricas do racismo e sua perpetuação ao longo do tempo.
A iniciativa buscou conscientizar os alunos sobre as diversas formas de racismo e sua presença estrutural na sociedade, fomentando uma visão mais crítica e humanista na formação policial.
- Polícia Penal inaugura novos estandes de tiro em Piraquara para capacitação de agentes
- Com aval de Ratinho Junior, Estado dá início a concurso para contratar 2,6 mil PMs e bombeiros
FORMAÇÃO – O curso de formação, com duração de 18 semanas, é voltado para 130 alunos, entre eles 110 agentes de polícia judiciária, 12 delegados de polícia e oito papiloscopistas que tomaram posse em 10 de janeiro.
A programação inclui disciplinas teóricas e práticas, divididas em seis áreas temáticas que abrangem desde técnicas de investigação até formação humanista e cultura geral. Após a conclusão, eles serão lotados em delegacias do Estado.