PCPR na Comunidade leva serviços gratuitos para alunos de escolas especiais na Capital

As ações, que atenderam mais de 100 alunos, aconteceram na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) e na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, em Curitiba.
11/10/2023 - 17:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para mais de 100 alunos durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), na terça-feira (10), e na Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison De Andrade Vieira, nesta quarta-feira (11), em Curitiba.

Os policiais civis orientaram sobre denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Houve também atividades lúdicas. Também foram confeccionadas carteiras de identidade.

“O projeto atendeu mais de 100 pessoas em duas escolas na Capital, com serviços de confecção de carteira de identidade, orientações e atividades. É uma forma da Polícia Civil levar os serviços a quem mais precisa de uma forma nova e humanizada”, afirma o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.

A assistente social Isabelle Domingos, da Afece, agradeceu a Polícia Civil por possibilitar aos alunos com necessidades especiais o direito à cidadania. “Gratidão por toda equipe envolvida nessa ação, que facilitou a acessibilidade e promoveu a igualdade de oportunidade”, afirmou.

A associação foi fundada em 1967 para prestar auxílio a pais com filhos com deficiência intelectual. Atualmente, atende cerca de 225 pessoas com deficiência, entre crianças, jovens e adultos.

A diretora da escola municipal, Simoni dos Reis, destacou que a parceria entre a escola e a Polícia Civil foi muito importante para todos os alunos e familiares. “Ficamos felizes com o evento em nossa unidade porque muitos estudantes estavam com documentação vencida e não conheciam seus direitos”, afirmou. A escola atende estudantes com idades entre 4 e 24 anos, com deficiência intelectual moderada ou múltiplas deficiências, que apresentam dificuldades acentuadas em desenvolvimento e aprendizagem.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Também visa fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.