PCPR na Comunidade atende população em Matinhos e no bairro Cajuru, em Curitiba

A PCPR disponibilizou neste fim de semana orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, além de informações sobre o documento de identificação.
28/08/2023 - 16:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 150 pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu no sábado (26), em Matinhos, no Litoral do Estado. Os serviços também foram levados ao bairro Cajuru, na Capital, com 400 atendimentos.

A PCPR disponibilizou orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, além de informações sobre o documento de identificação. Os policiais civis também promoveram atividades lúdicas com as crianças, demonstrações do trabalho de perícia papiloscópica, exposição de armas e materiais táticos e prestaram informações para que a população conheça mais o trabalho da PCPR.

A técnica em radiologia Carmem Lúcia, de Matinhos, afirmou que as orientações prestadas foram bem importantes. “Nessas conversas são ensinadas diversas coisas para as pessoas. No caso da Polícia Civil, essa parte de orientações de como fazer a documentação é super válida”, disse.

Alexandre Tobe, também de Matinhos, foi ao evento com mulher e os filhos e disse que o evento promoveu uma aproximação importante para desmistificar o trabalho policial. “A interação com a comunidade é essencial para que o pessoal possa conhecer o trabalho da Polícia Civil”, afirmou.

O PCPR na Comunidade também participou do Sesc Cidadão, em Caiobá. “Nossos policiais tiraram dúvidas sobre denúncias de crimes, realizaram Boletins de Ocorrência e solicitaram atestados de antecedentes criminais”, afirmou o coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes.

CAJURU – A Polícia Civil também levou serviços de polícia judiciária e orientações para o Parque Olímpico Cajuru, em Curitiba, no sábado (26). O evento foi uma parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Na ação, foram confeccionadas 175 carteiras de identidade.

“A edição do PCPR na Comunidade no bairro Cajuru foi um sucesso, mais de 400 pessoas atendidas com diversos serviços. Os policiais civis confeccionaram carteiras de identidade e realizaram apresentações dos cães da PCPR e do material utilizado por nossos papiloscopistas em local de crime”, afirmou Goes.

Também foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e demonstrações do trabalho do Instituto de Identificação, apresentação com cães policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e exposição do material do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que acontece regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e promover o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas no site www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade.