PCPR na Comunidade atende mais de 2,1 mil pessoas em Colombo e interior do Estado

Durante os eventos, os policiais civis registraram boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade.
23/10/2023 - 18:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para cerca de 2,1 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu simultaneamente em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), Cafelândia, Toledo (Oeste), e Maringá (Noroeste), entre os dias 18 e 21 de outubro.

Durante os eventos, os policiais civis registraram boletim de ocorrência, realizaram emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade. Também foram repassadas orientações sobre como fazer denúncias, prevenção e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Ainda foram confeccionadas 665 carteiras de identidade, sendo 532 em Cafelândia e 133 em Colombo. Em Toledo e em Maringá, os policiais civis a agendaram a confecção do documento, sendo 72 e 51, respectivamente.

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais vulnerável e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.

Para a enfermeira Valdirene Sanchez, a emissão de documento durante o evento é um facilitador para a população. “Vim trazer o meu filho para fazer a primeira via do RG. É um evento maravilhoso, porque a população às vezes não tem esse acesso, às vezes há algumas burocracias, e estando aqui é possível participar desse evento. A população está bem assistida nesse quesito”, disse.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, mencionou que o PCPR na Comunidade leva informação à população e serviços de forma humanizada. “É importante para a comunidade ter à disposição as informações que a PCPR traz para o público. Isso contribui para que a gente possa aproximar a população dos serviços da Polícia Civil”, afirma.

Em Colombo e Toledo, a PCPR levou exposição de perícia papiloscópica, exposição de materiais táticos e atividades lúdicas para as crianças.

A diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Dom João Bosco, em Colombo, Viviane Brunoro, conta que solicitaram o programa para confeccionar as carteiras de identidade de todos os alunos e, ao descobrirem as atividades realizadas, ficaram impressionados com a ação.

“É muito importante que a polícia consiga mostrar um pouco do trabalho, qual a sua função diante da comunidade, o quão grande e amplo é o trabalho junto à comunidade. Essa aproximação é de grande valia”, ressalta a diretora.

O coordenador do projeto, João Mario Goes ressalta que essa é uma forma moderna de levar os serviços da polícia civil para a população. “Levamos nossos serviços à população dos municípios com um atendimento humanizado e muito bem direcionado. Além dos serviços, foram feitas atividades lúdicas, o que possibilitou uma interação muito legal com as crianças, que são um público-chave para que nós possamos construir uma segurança pública duradoura e com um futuro promissor”, afirma.

PCPR NA COMUNIDADE – É um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.