A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 1,6 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu de segunda (30) até esta quarta-feira (1), em Castro, na região dos Campos Gerais. Durante o evento, os policiais civis realizaram registro de boletim de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e pesquisa de percepção de criminalidade.
Além disso, foram repassadas orientações sobre como fazer denúncias, prevenção de ações criminosas e medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
O programa tem como objetivo dar suporte à população mais vulnerável e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. Na ação, ainda foram confeccionadas 735 carteiras de identidade. Houve exposição de perícia papiloscópica e apresentação com cães policiais. Para as crianças foram ofertadas atividades lúdicas. O evento também contou com a presença da Delegacia Móvel.
De acordo com o coordenador do programa, João Mario Goes, o evento em Castro foi um sucesso. "Pudemos atender a população local de forma humanizada e muito bem direcionada a quem mais precisa. Confeccionamos carteiras de identidade, demos muitas orientações sobre prevenção contra crimes, além de ter uma interação muito importante com as crianças”.
No primeiro dia de evento foram ministradas palestras para duas turmas de alunos da rede estadual de ensino sobre prevenção ao uso de drogas e bullying. A iniciativa foi ofertada para 140 adolescentes com idades entre 13 e 15 anos.
PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
MAIS SERVIÇOS – Além das atividades de Polícia Judiciária, o Paraná em Ação, feira de serviços realizadas pelo governo estadual, ofertou outros serviços à comunidade, como assistência social, confecção da carteira do autista e serviços da Agência do Trabalhador.