PCPR na Comunidade atende 2,4 mil pessoas em Palmeira e Irati

Os policiais civis fizeram registro de boletim de ocorrência e emitiram atestados de antecedentes criminais. Além disso, foram repassadas orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais as medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.
05/10/2023 - 15:20

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços gratuitos de polícia judiciária e orientações para mais de 2,4 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade de Irati (Centro-Sul), em 27 a 29 de setembro, e Palmeira (Campos Gerais), nos dias 2 a 4 de outubro. As ações ocorreram em parceria com o Paraná em Ação, feira de serviços da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuf), e prefeituras.

Na ação, foram confeccionadas 1.292 carteiras de identidade, sendo 737 em Irati e 555 em Palmeira. A oferta das atividades visa ajudar a população mais vulnerável e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. A PCPR apresentou ainda uma exposição de perícia papiloscópica e materiais táticos, além de promover atividades lúdicas com as crianças, com o intuito de mostrar a atuação dos policiais civis e criar uma aproximação com a comunidade.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, ressaltou que o evento facilita o acesso aos serviços. “Esse evento vem proporcionando a facilidade para a população, na questão da confecção do RG, mostrando o trabalho que é feito pela perícia. Essa é uma oportunidade que a população tem de conseguir resolver todos os problemas do dia a dia em um só local”, disse.

Para a secretária Isabela Mayer Farion de Aguiar, de 29 anos, o projeto trouxe cidadania e informação. “Esse tipo de ação é fantástica. As crianças tiveram a oportunidade de ver como funciona o papel desempenhado pelos policiais e adoraram”, disse a moradora de Palmeira.

A ação na cidade também contou com a presença da Delegacia Móvel da PCPR e operação de fiscalização e combate a crimes ambientais em Porto Amazonas e Palmeira, com apoio da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente.

O coordenador do programa, João Mario Goes, ressalta que essa o PCPR na Comunidade é uma forma moderna de levar os serviços da Polícia Civil para a população onde ela mais necessita. “Foram milhares de pessoas atendidas com orientações, com demonstrações da Polícia Civil, confecção de boletins de ocorrência, e podemos destacar também a confecção de carteiras de identidade”, afirmou.

PALESTRA – Durante os dias de evento no município de Palmeira, os servidores da PCPR ofertaram seis palestras para 544 pessoas sobre violência doméstica, rede de proteção, abuso sexual infantil e combate às drogas. O público-alvo desta ação incluiu crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, membros da rede de proteção e mulheres moradoras da zona rural.

PROJETO – O PCPR na Comunidade ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.