A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 1,4 mil pessoas durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto, em Cascavel, no Oeste do Estado. O evento foi promovido em parceria com o Paraná Cidadão, da Secretaria da Justiça e Cidadania.
Durante o evento, os policiais civis registraram Boletins de Ocorrência, realizaram emissão de atestados de antecedentes criminais, pesquisa de percepção de criminalidade e orientações sobre como fazer denúncias, além de informarem sobre prevenção. Houve, ainda, demonstrações do trabalho do Instituto de Identificação e atividades lúdicas para as crianças.
De acordo com a confeiteira Isabela Voichicovski, de 35 anos, a iniciativa é importante parque leva informações sobre os serviços da PCPR. “Ações como essa reforçam a importância de deixar a gente ciente de quão minucioso é o trabalho dos policiais civis, trazendo informações sobre coisas que a gente não tem ideia de como funcionam. Deixa a gente mais seguro de que o trabalho é uma coisa extremamente séria, que faz com que a comunidade saiba que a atuação vai além do que a gente vê”, afirma.
A PCPR expôs como funciona a perícia papiloscópia e foram confeccionadas 720 carteiras de identidade. O coordenador do projeto, João Mario Goes, conta o projeto em Cascavel foi um sucesso. “Os policiais civis conseguiram atender a população da melhor forma possível, confeccionando BOs, dando orientações diversas sobre prevenção contra crimes, tendo uma atividade lúdica bem legal com as crianças, que é uma forma de educá-las para uma vida longe da criminalidade”, acrescenta.
- PCPR encontra criança que ficou sete dias desaparecida em São Paulo
- Disque Denúncia 181 do Paraná registrou 24 mil comunicações de crimes no primeiro semestre
DEMAIS SERVIÇOS – O Paraná em Ação ofertou outros serviços fundamentais à toda comunidade, entre eles, nas áreas de assistência social, emissão da carteira do autista, intermediação de vagas pela Agência do Trabalhador, além da participação da Defensoria Pública.
Para o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, a atuação em conjunto do PCPR na Comunidade com outros projetos do Governo do Estado auxilia diretamente a dar à população acesso a diversos serviços. “Sempre quando a gente tem a oportunidade de ter essa ação é importante para a cidade. A Polícia Civil orientou as pessoas, garantiu os seus direitos, ajudou a resolver problemas. Foi muito gratificante”, ressalta.
PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além aumentar a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.
SOLICITAÇÃO – Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR entrará em contato para alinhar informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas AQUI.