PCPR faz blitz educativa de trânsito em São José dos Pinhais

Durante a ação, os servidores passaram orientações para os pedestres sobre os cuidados no trânsito. Crianças e adultos interagiram com os policiais civis e demais agentes de forças de segurança.
25/09/2023 - 15:30

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou informações sobre segurança no trânsito para mais de 600 pessoas em evento realizado neste domingo (24), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As atividades aconteceram em alusão ao Dia Nacional do Trânsito, comemorado nesta segunda-feira (25).

O delegado Edgar Santana explica que nesta data são realizadas ações visando orientar e conscientizar a sociedade sobre as atitudes corretas no trânsito. “A Polícia Civil e os demais órgãos e entidades relacionadas ao Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação buscando conscientizar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro, prudente e que, principalmente, no trânsito, a responsabilidade é de todos”, afirma.

O evento aconteceu de forma integrada com a Polícia Militar do Paraná, Detran-PR, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, entre outros órgãos.

DICAS – As orientações incluíram vários temas, como as situações que resultam em acidentes mais graves. O cidadão flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool terá a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um ano e receberá multa de R$ 2.934,70. Outro crime de trânsito previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é fugir do local do acidente, mesmo quando não há vítimas – o condutor se afasta do local para se livrar da responsabilidade penal ou civil.

O motorista só pode conduzir um veículo se tiver a permissão para dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação. O documento deve estar em dia, assim como as condições do carro. Os motoristas devem ficar atentos aos limites de velocidade da via, as placas de sinalização e manter distância segura do veículo da frente para evitar colisões.

O excesso de velocidade também é uma das principais causas de acidentes de trânsito. A PCPR reforça ainda os riscos de dirigir falando ou digitando no celular, ou em qualquer outro dispositivo móvel.