A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ministrou uma palestra sobre cyberbullying para 2,7 mil estudantes dos colégios da rede Positivo. O evento, realizado de forma online, nesta quinta-feira (26), teve como objetivo conscientizar os alunos sobre os riscos do ambiente digital. A palestra foi conduzida pelo delegado José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), para jovens com idades entre 12 e 14 anos.
O professor de história Paulo César destacou a importância da iniciativa. “É crucial que os jovens entendam os perigos do mundo digital. A palestra foi uma oportunidade valiosa para discutir a responsabilidade online e formas de lidar com situações de bullying”, disse.
Durante sua apresentação, o delegado abordou temas essenciais, como a proteção das redes sociais, os perigos da divulgação de imagens íntimas e orientações sobre como se comportar diante de ameaças.
- Com 326 toneladas, Paraná lidera apreensão de drogas no Brasil em 2024
-
Universidades estaduais buscam oportunidades para o avanço do ensino superior do Paraná
Ele também explicou a diferença entre a PCPR e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla sobre a segurança pública. “Queremos que os estudantes se tornem multiplicadores desse conhecimento, levando essas informações paras famílias”, explicou.
A interação foi incrementada com exemplos práticos e dicas de segurança digital, permitindo que os alunos compreendessem melhor como se proteger online. O professor também contribuiu com um debate que contextualizou as informações na sala de aula.
O evento não apenas promoveu a conscientização sobre cyberbullying, mas também reforçou o papel da educação na formação de cidadãos mais responsáveis e informados no uso da tecnologia.