Uma ação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal culminou na apreensão de 83,5 quilos de cocaína em Paranaguá, no Litoral do Estado. A cocaína estava carregada com breu (colofónia), um subproduto da resina utilizado na fabricação de tintas e adesivos. A ação contou com o apoio de cães da PCPR. De acordo com as informações, a carga seria encaminhada para Portugal.
A troca de informações entre os órgãos públicos foi fundamental para a localização e apreensão da carga. A confirmação da presença da droga em um contêiner foi feita com a utilização do scanner da Receita Federal e posterior conferência física pelos servidores.
- Com participação feminina inédita, unidade aérea da PM forma novos operadores aerotáticos
- Governo publica decreto que permite a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Rural
O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Os traficantes inseriram localizadores nos tabletes para localizar a carga no porto de destino.
As informações colhidas durante a operação irão subsidiar investigações para a localização de outros integrantes da quadrilha e para o reforço da segurança na área aduaneira.