Ouvidoria da Saúde lança
canal de atendimento via Whats

Na primeira etapa, serviço atenderá usuários da 2ª Regional de Saúde de Curitiba. Agora são cinco canais de comunicação da população com a Secretaria da Saúde do Paraná.
29/04/2019 - 14:20

A Ouvidoria Geral da Saúde, da Secretaria da Saúde do Paraná, lançou nesta segunda-feira (29) mais um canal de comunicação com a população, desta vez via WhatsApp. Nesta primeira etapa, o serviço receberá as mensagens de usuários da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, que poderão cadastrar o número (41) 3330 4414 para entrar em contato e solicitar informações sobre medicamentos não padronizados na Farmácia do Estado.
A Ouvidoria já atende os paranaenses de todas as cidades por meio de outros quatro canais - via web, ligação gratuita, atendimento presencial e carta.
“Ouvir as pessoas e acolher suas opiniões, sugestão, crítica ou elogio é fundamental para a realização de uma boa gestão”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é médico e já foi o 1º Ouvidor-Geral do SUS, em Brasília, entre 2003/2004.
“Além de aproximar a população da administração pública, os canais são importantes ferramentas de identificação de demandas da população e avaliação de ações dos gestores. O Governo do Estado reconhece que a participação da sociedade é prioritária e implantou as Ouvidorias Municipais em todas as 399 cidades do Paraná, antes dos primeiros 90 dias de gestão”, disse o secretário.
ANTECIPADO - Segundo a lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre o funcionamento das ouvidorias municipais, o prazo para implantação em todas as cidades do País, vai até julho deste ano. O Paraná se antecipou à data e já implementou o serviço em todos os municípios. No início de abril atingiu a meta com a instalação da Ouvidoria Municipal de Balsa Nova, na região Metropolitana.
Além das ouvidorias municipais, o Governo do Estado também ampliou o serviço em hospitais e unidade próprias, nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, nas Regionais de Saúde e Hospitais Contratualizados com a rede SUS. Ao todo, o Paraná tem mais de 500 ouvidorias atendendo usuários do Sistema Estadual de Saúde.
"As ouvidorias representam as portas abertas das instituições públicas para o cidadão e têm como foco a implantação de melhorias no Sistema de Saúde e a proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos”, explicou o ouvidor-geral da Secretaria da Saúde, Yohan Garcia de Souza.
WHATS - O ouvidor-geral enfatiza que o novo canal pelo whats segue uma tendência nacional de agilizar o atendimento ao cidadão. “Vem ao encontro do objetivo do governo de Ratinho Junior de inovar levando os serviços perto da população, com mais conforto e rapidez”, diz ele.
Neste primeiro momento o serviço funcionará como piloto atendendo a usuários da Farmácia Regional, da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, sobre dúvidas relacionadas a medicamentos não padronizados. A demanda sobre estes medicamentos registrou no ano de 2018 mais de 3.500 atendimentos presenciais nesta Regional, que abrange Curitiba e mais 28 municípios da região metropolitana.

“Além possibilitar o acesso ágil ao cidadão, o canal pelo whats vai desafogar atendimento na Ouvidoria da Regional”, destaca Yohan de Souza. O número para acesso - 41 3330 4414 - é fixo, mas está habilitado para receber as mensagens de celulares via WhatsApp. O serviço será gradualmente levado a outras regionais.

MANIFESTAÇÕES - No primeiro quadrimestre deste ano, o Sistema informatizado da Ouvidoria Regional de Saúde registrou 11.976 manifestações, revelando crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 8.867. Segundo o ouvidor-geral, o objetivo agora é padronizar os processos do sistema de informatização e qualificar mais pessoas para este atendimento.
Box
Confira todos os canais de atendimento

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde os usuários podem acessar:
WhatsApp (41) 3330 4414
Web no endereço www.saude.pr.gov.br
Fone - ligação gratuita pelo número 0800 644 4414
Presencial - de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede das Ouvidorias de Saúde
Cartas - endereço da Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde - rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, Curitiba - Paraná, CEP 80230-140.