Pelo segundo ano consecutivo, a Ouvidoria da Copel foi eleita a melhor do Brasil no Prêmio Aneel de Ouvidoria, o principal do setor elétrico. O resultado foi divulgado nesta quinta (24), em evento online. Esta foi a quarta edição do prêmio criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reconhecer as ouvidorias das distribuidoras de energia elétrica que melhor atendem às reclamações dos clientes no Brasil. Em 2017 e 2018 a Copel conquistou o segundo lugar.
“Estamos muito felizes com a conquista. O prêmio valoriza nossa preocupação com os clientes, principalmente nos momentos em que eles mais precisam da Copel”, afirma o presidente da Companhia, Daniel Slaviero. Para ele, a premiação é uma motivação para a empresa trabalhar ainda mais pela satisfação do cliente.
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O prêmio é concedido às distribuidoras que têm os melhores desempenhos no tratamento das reclamações registradas pelos clientes, além de melhor estrutura de atendimento.
A Aneel leva em conta nove critérios para reconhecer as melhores ouvidorias: o tempo de tratamento das reclamações, a procedência das reclamações, a clareza das informações prestadas e rapidez na resposta ao consumidor, quantidade de canais disponíveis, nível hierárquico do órgão dentro da distribuidora, existência de normas internas sobre a atuação da ouvidoria, elaboração de relatórios de acompanhamento e prazo de atendimento.
O diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, destaca que a Ouvidoria da companhia tem como orientação estratégica tratar cada reclamação de consumidor com foco no processo. “Cada vez que chega uma reclamação, ela é na verdade uma oportunidade de melhoria”, afirma.
Durante a solenidade de premiação o diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega, ressaltou que o prêmio destaca as empresas que prestam o melhor atendimento e tratamento às questões dos consumidores. Segundo o presidente do Fórum de Ouvidorias, Leci Coimbra, a premiação é um incentivo à melhoria constante das ouvidoras de todas as distribuidoras de energia.
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OUVIDORIA DA COPEL – Criada há 25 anos, a Ouvidoria da Copel recebe, analisa e encaminha às áreas competentes as solicitações de informações, sugestões, reclamações e denúncias de clientes e empregados da Copel e realiza o monitoramento de todas as fases do atendimento. Nos últimos oito anos, a Ouvidoria passou a ser subordinada diretamente à distribuidora, conforme determina a Resolução Aneel 470/2011.