Ouvidoria alcança seu melhor desempenho nas respostas ao cidadão

Das 124.960 solicitações recebidas em 2019, foram respondidas dentro do prazo 99,37% delas. Também foram colocadas em dia mais de 4 mil pendências, que se acumularam de 2012 a 2018.
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16/03/2020 - 17:40

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No Dia do Ouvidor, comemorado nesta segunda-feira (16), a Ouvidoria do Governo do Estado divulgou seu melhor desempenho, desde 2013, quando foi incorporada à Controladoria-Geral do Estado. Das 124.960 solicitações recebidas em 2019, foram respondidas dentro do prazo 99,37% delas. Também foram colocadas em dia mais de 4 mil pendências, que se acumularam de 2012 a 2018.

O resultado positivo pode ser atribuído ao reforço dado pela Controladoria-Geral do Estado para a Coordenadoria de Ouvidoria, que recebeu mais servidores. Também foi oferecido treinamento a todos os servidores que trabalham nesse setor, em secretarias ou outro órgão estadual. Nos órgãos do Poder Executivo são 78 ouvidores titulares e mais 2.713 que têm acesso ao sistema de ouvidoria.

Outro reforço ao trabalho de verificar o que a população deseja do Estado é feito pela CGE Itinerante. Pelo projeto, servidores das coordenadorias de Ouvidoria e de Transparência e Controle Social visitam órgãos que tenham atendimento ao público para verificar o grau de satisfação com relação ao serviço e colher sugestões de melhoria.

IMPORTÂNCIA – O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que deu prioridade à área, desde que assumiu a CGE, no começo do ano passado. “A Ouvidoria é o principal canal de comunicação do Governo com quem usa os serviços disponíveis pela administração pública, o que justifica e corrobora sua importância na estrutura do Estado”, comentou Siqueira.

Na comparação com o ano passado, de janeiro a 15 de março, houve aumento de 8% na quantidade de solicitações. Em 2019, foram 23.324 manifestações do cidadão naquele período e, em 2020, o número foi de 25.209 para o intervalo equivalente. A maior parte das solicitações deste ano, 37,7% são pedidos de informações e 36,9%, de reclamações.

“O índice alto de reclamações indica que a população confia no Governo do Estado, que tem se esforçado por entregar sempre o melhor ao cidadão. Caso não acreditasse na administração estadual, o cidadão não se daria ao trabalho de reclamar no órgão oficial”, comentou Paula Bond, que assumiu recentemente a Coordenadoria de Ouvidoria.

Paula acrescentou que, desde 2013, a Ouvidoria registrou 646.515 solicitações, mas só em 2019 e nos primeiros meses de 2020, somados, foram 150.169 pedidos. “Esse número, do ano passado até agora, representa 23,2% de aumento. Não resta dúvida que a população passou a usar mais esse instrumento para se fazer ouvir no Governo do Estado”, disse a coordenadora.

REDE – As 72 ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual compartilham o mesmo sistema para registro e acompanhamento de reivindicações. Por esse motivo e pela nomeação de novos servidores foi realizado, pela Ouvidoria da CGE, curso de capacitação para os ouvidores. Desde a criação da CGE, em 2013, e a incorporação da Ouvidoria-Geral, esta foi a primeira oportunidade que os ouvidores tiveram para compartilhar experiências e aprimorar a atuação.

CORONAVÍRUS - A Ouvidoria mantém canais de atendimento remoto, por telefone ou pela internet, mas mantém servidores para atendimento presencial. A orientação da CGE, por causa do possível surto de coronavírus, é que a população não busque a sede física da Ouvidoria e faça suas solicitações de casa. “O número de atendimentos presenciais é baixo, mas as pessoas devem se cuidar e nós colocamos à disposição várias formas para o cidadão se manifestar com relação ao Governo do Estado”, informou Paula.

SERVIÇO:
Ouvidoria Geral do Estado
Horário de atendimento: 8h30 às 18h
Endereço: Rua Mateus Leme, 2.018. Centro Cívico.
Telefone: 0800 41 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.

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