Osuel terá Beethoven sob regência do maestro Fábio Mechetti em agosto

25/07/2024 - 15:40

A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) traz a Londrina o maestro Fábio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, no começo de agosto. O programa parte da Temporada Ouro Verde terá duas obras de Beethoven: a Abertura da Ópera “Fidelio” e a Sinfonia No. 2. Além destas duas obras, a Osuel tocará também o Concerto Duplo para Clarinete e Viola de Max Bruch. Os solos serão do clarinetista Marcus Julius Lander, que é o principal clarinetista da Filarmônica de Minas, e do violista da orquestra, Jairo Chaves.

Mechetti é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos grandes regentes de sua geração. Foi aluno de Leonard Bernstein e assistente de Mstislav Rostropovitch. É diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2008. Já foi Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia e também já passou pela Orquestra Sinfônica de Jacksonville, Estados Unidos, na qual é Regente Titular Emérito, e nas Sinfônicas de Syracuse, Spokane, San Diego, Nova Jersey e Washington.

Fez sua estreia no Carnegie Hall de Nova York conduzindo a Orquestra Sinfônica de Nova Jersey e tem dirigido inúmeras outras orquestras norte-americanas. É convidado frequente dos festivais de verão nos Estados Unidos, entre eles os de Grant Park em Chicago e Chautauqua.

No Brasil, foi convidado a dirigir a Sinfônica Brasileira, a Estadual de São Paulo, as orquestras de Porto Alegre e Brasília e as municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trabalhou com artistas como Alicia de Larrocha, Thomas Hampson, Frederica von Stade, Arnaldo Cohen, Nelson Freire, Emanuel Ax, Gil Shaham, Midori, Evelyn Glennie, Kathleen Baule, entre outros. Fabio Mechetti é mestre em Composição e Regência pela Juilliard School de Nova York.

BEETHOVEN – Antes do século XX, a ópera dominava a cena musical e os compositores, incluindo Beethoven, aspiravam a escrever óperas para ganhar reputação e apoio financeiro da nobreza. Beethoven começou a trabalhar em sua única ópera, “Fidelio”, em 1804, inspirado pelas populares óperas de resgate francesas de Cherubini e Méhul. Apesar de seus esforços intensos e revisões constantes, Beethoven enfrentou grande frustração durante o processo de composição, reivindicando até uma “coroa de mártir” pela dor que lhe causava.

A história da ópera, em que Leonore se disfarça de homem para resgatar seu marido Florestan da prisão, é simples e sustentada pela música inigualável de Beethoven. A obra conta com personagens como o vilão Don Pizarro, o ministro do rei Don Fernando, e personagens menores como Rocco, Marzelline e Jaquino, além dos prisioneiros que simbolizam a opressão universal.

A Sinfonia nº 2, composta em 1802, marca o início de um período de extraordinária criatividade na vida do compositor, mesmo enquanto ele enfrentava a crescente surdez. Estreada em Viena em 5 de abril de 1803, junto com o Terceiro Concerto para Piano e o oratório “Cristo no Monte das Oliveiras”, a obra reflete a determinação de Beethoven em transcender suas dificuldades pessoais.

A Sinfonia nº 2 não é apenas uma transição, mas uma composição que já anuncia as revoluções musicais futuras de Beethoven, combinando energia, humor e lirismo, refletindo sua resiliência e genialidade.

TEMPORADA DE APRESENTAÇÕES – A Temporada Ouro Verde 2024 da Osuel no Cine Teatro Ouro Verde marca os 40 anos de história, música e emoção do grupo. A temporada se estenderá até dezembro e terá séries dedicadas a diferentes tipos de café (Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon). Ao todo, serão 24 concertos com composições dos mestres da música clássica.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL – Série Catuaí

Data: 01 e 02 de agosto

Horário: 20h30

Local: Cine Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro, Londrina – PR, 86010-410

Telefone: (43) 3322-6381

Ingressos: Pagtickets ou na Mundomax – Unidade Sonkey (R. Senador Souza Naves, 9, Centro).