Orquestra Sinfônica encerrou programação itinerante de shows em Araucária, na RMC

O repertório da Orquestra Sinfônica do Paraná passeou dos clássicos ao cinema e chegou até a música popular brasileira em duas apresentações. Contato inédito para muitos da plateia, os concertos didáticos ensinam e emocionam adultos e crianças a partir de cinco anos de idade.
11/08/2023 - 15:30

Nesta semana, o espetáculo musical saiu dos palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra e foi até Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Por meio do programa Guaíra para Todos, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou gratuitamente no Teatro da Praça, conduzida pelo maestro Alexandre Brasolim. Foi um contato inédito para muitos da plateia.

“É muito gratificante poder levar a música principalmente a cidades que não têm orquestra. Eu me emociono ao fim do concerto com o agradecimento de pessoas, às vezes com mais de 60 anos de idade, que nunca tinham ouvido uma orquestra ao vivo. É isso que nos dá a certeza de continuar”, diz o maestro.

O concerto de Araucária foi o 12º e último deste ano pelo Guaíra para Todos (os outros foram em União da Vitória, Toledo e Cascavel, Pinhais, Campina Grande do Sul e Colombo, alguns com mais de uma apresentação).

O repertório passeou pelos clássicos ao cinema e chegou até a música popular brasileira em duas apresentações, uma para as crianças e outra para o público geral.

Na quarta-feira (09), o concerto didático contou com muita animação dos alunos de 5 a 7 anos, das escolas municipais convidadas, a CMEI Costeira e a Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva. O repertório foi conduzido pelos temas da infância e cinema: "E. T. O Extraterrestre";, "Harry Potter", "Star Wars" e "Medley Super Heróis".

“Levamos um repertório mais acessível, com músicas mais curtas, trilhas de desenhos animados, filmes e games. É muito legal ver a carinha das crianças ao ouvir a trilha de um jogo que conhecem sendo tocada pela orquestra”, afirma o maestro.

Para a violinista Juliane Weingartner, há 23 anos na Orquestra, os concertos didáticos são uma oportunidade de expandir a cultura para uma faixa etária ávida por novos conhecimentos. “Com as explicações do maestro sobre as famílias dos instrumentos, das cordas, por exemplo, fica mais fácil de compreender a música e as crianças podem apreciar o concerto”, destaca.

Maria Lucimara dos Santos, do Departamento de Articulação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, conta que os 150 alunos das duas escolas convidadas foram motivados a entender mais sobre os instrumentos musicais. “Uma das professoras trabalhou o alfabeto com as crianças e elas já estavam se perguntando se tinha a harpa, porque começava com H”, complementa.

“Foi a primeira experiência das crianças do infantil no teatro”, destaca a professora do CMEI Costeira, Roseli dos Santos. “Ficaram muito curiosas com os instrumentos, queriam saber os nomes de todos, e encantadas com as músicas”.

“Os olhinhos brilharam durante todo o espetáculo e depois, em sala, muitas falaram que houve muito aprendizado”, reforça a professora Daniele Schenigoski.

Diretora da Escola Sebastião Tavares da Silva, Ozenides dos Santos cita algumas expressões dos pequenos do primeiro e segundos anos após o concerto. “Um deles disse que sentiu os instrumentos no corpo, outra que gostaria de tocar instrumentos; e muitos disseram que querem ir de novo”, arremata.

VIAGEM PELA MÚSICA – Na quinta-feira (10), a música passeou pelo tempo com a "Sinfonia nº 5 (Primeiro movimento)", de Ludwig van Beethoven, "Dança Húngara nº 5", de Johannes Brahms, "Abertura Guilherme Tell", de Gioachino Rossini;, o jazz de "O Relógio Sincopado", de Leroy Anderson, e as músicas de "O Poderoso Chefão", "Game of Thrones", "Walking Dead" e "Romantic Flight".

E não foi só: a música brasileira de Villa-Lobos – "O Trenzinho do Caipira", Francis Hime – "Passaredo", Pixinguinha e João de Barro – "Carinhoso", e Ary Barroso – "Aquarela do Brasil", também apareceram na cidade da RMC.

Evanilde Mazur Sechta, diretora da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres, assistiu ao concerto didático para o público geral. “A sinfonia vai direto ao coração, é uma terapia para ouvidos e alma”, define. Ela acrescenta que na escola onde trabalha acontece o Projeto Cordas do Iguaçu, que recebeu recursos via Lei de Incentivos Fiscais do (BRDE). “Nossos estudantes estão tendo a oportunidade de aprender a tocar instrumentos, é maravilhoso”.

“Eu e minha mãe assistimos uma orquestra ao vivo pela primeira vez. Fiz questão de levá-la porque sei que ela não teria acesso se não fosse por apresentações como essa”, destaca Cristiani Moreira, que amou a experiência.

“O som é imponente e ao mesmo tempo suave e delicado. São instrumentos que não são do nosso cotidiano. É impossível não ficar admirando os músicos, observando o posicionamento das mãos e do corpo, conforme vai mudando a melodia. O maestro deu uma verdadeira aula contando a história da música entre uma apresentação e outra”, acrescenta.

Elineia Souza levou o filho de 9 anos, com transtorno do espectro autista, e a expectativa pelas músicas de filmes era enorme. “Meu filho sempre assiste vídeos de orquestra e amou, dava para ver o brilho de felicidade nos olhos dele. Simplesmente perfeito. Sempre que tiver a oportunidade de prestigiar, estaremos presentes”, afirma.

TEATRO DA PRAÇA – Localizado na Praça do Seminário, no Centro de Araucária, o prédio do teatro chama a atenção por ser todo em madeira, com área de quase 500 metros quadrados e capacidade para 200 pessoas. O Teatro da Praça fica na Rua São Vicente de Paulo, nº 1091, Centro.

NOVAS APRESENTAÇÕES – A programação de concertos da Orquestra continua no Teatro Guaíra até dezembro, incluindo músicos e maestros convidados, apresentações com o Balé Teatro Guaíra e os demais corpos artísticos. A programação completa dos concertos fica disponível na página do teatro.