Orquestra Sinfônica e a pianista Valentina Lisitsa levam clássicos ao Teatro Guaíra no domingo

O concerto faz parte do terceiro programa da Série Ouro: “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, sob a regência do diretor musical Roberto Tibiriçá no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão).
Publicação
30/08/2024 - 17:40
Editoria

A Orquestra Sinfônica do Paraná e a pianista de renome internacional Valentina Lisitsa se unem novamente no concerto que acontece no domingo (1º), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão).

O público se encantará novamente com o mesmo repertório que abriu, na quinta-feira (29). o terceiro programa da Série Ouro: “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, sob a regência do diretor musical Roberto Tibiriçá, com cerca de 1,6 mil pessoas na plateia.

Valentina é a primeira artista de música clássica a converter o sucesso digital via YouTube em potente carreira internacional. “Estou encantada de estar aqui no Paraná pela primeira vez e para fazer minha estreia com essa orquestra e com o maestro Tibiriçá, e com ótimos trabalhos de Franz Liszt”, disse.

Ela destaca ser raro dois concertos do mesmo compositor serem apresentados juntos. “É como ter duas sobremesas”, compara. “É tão bonito, tão doce, são trabalhos tão emocionantes. Espero a todos para conhecer e dar essa alegria”.

O concerto começa com a “Sinfonia nº 3” de Brahms. Apresentada pela primeira vez em Viena em 1883, a composição foi escrita durante o verão do mesmo ano em Wiesbaden, na Alemanha. Desde sua primeira execução, obteve um grande sucesso e foi rapidamente conhecida e admirada em toda a Europa e até nos Estados Unidos.

Depois de um breve intervalo, as "duas sobremesas": concertos nº 1 e nº 2 para piano. Uma das figuras centrais do Romantismo, o compositor húngaro Liszt iniciou as partituras em Roma em 1839 e as concluiu cerca de dez anos depois em Weimar, na Alemanha.

SÉRIE OURO – A Série Ouro dedicada às quatro sinfonias de Brahms está com concertos programados até final de setembro. Cada apresentação é uma combinação da obra de Brahms com composições de outros grandes compositores românticos, como Chopin, Tchaikovsky e Liszt.

O próximo concerto da série está agendado para os dias 26 e 29 de setembro e contará com a interpretação da "Sinfonia nº 4", de Brahms, e obra de Hekel Tavares, com a participação do pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça.

Serviço: 

Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”

Apresentação: 1º de setembro de 2024

Dia 1° de setembro (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Classificação: 7 anos

Programa: 

Liszt: Concerto Nº 1 para Piano

Liszt: Concerto Nº 2 para Piano - Solista: Valentina Lisitsa (piano)

Brahms: Sinfonia 3  

Ingressos: [Lugares  livres]

R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra ou no Deu Balada

GALERIA DE IMAGENS