Orquestra Sinfônica e Escola de Dança do Guaíra promovem novas interações com crianças

O Teatro Guaíra levou música e dança a 860 estudantes de Curitiba e Rio Branco do Sul nesta semana. As iniciativas da Orquestra Sinfônica do Paraná na cidade da RMC e da Escola de Dança Teatro Guaíra na Capital fazem parte do Guaíra para Todos, iniciativa que busca a descentralização das apresentações dos corpos artísticos, favorecendo a formação de novas plateias.
16/05/2024 - 16:40

O Centro Cultural Teatro Guaíra levou música e dança a 860 estudantes de Curitiba e Rio Branco do Sul nesta semana. As iniciativas da Orquestra Sinfônica do Paraná na cidade da RMC e da Escola de Dança Teatro Guaíra na Capital fazem parte do Guaíra para Todos, iniciativa que busca a descentralização das apresentações dos corpos artísticos, favorecendo a formação de novas plateias.

A Orquestra Sinfônica realizou um concerto matutino na Associação dos Servidores Municipais para alunos da rede municipal. O repertório contou com músicas de Mozart, Beethoven e Brahms, além do tema de "Harry Potter" e “Tico-Tico no Fubá”, sob a batuta do maestro convidado Alexandre Brasolim.

Vitor Gabriel, de 10 anos, foi um dos que acompanhou a apresentação. Ele nasceu com glaucoma congênito e tem apenas 5% da visão, além de diagnóstico de TDH. A sua participação no show emocionou a professora Mirian Bastos e o músico Augusto Andrade, que notou o menino concentrado durante a apresentação das famílias dos instrumentos.

“Depois da apresentação, a professora perguntou se eu podia tocar pra ele, então falei pra ele colocar a mão no contrabaixo e sentir a vibração, depois chamei ele para tocar. Eu gosto muito dessa parte da nossa profissão de formar o público e sempre é importante dar atenção especial às crianças”, disse Andrade. “Eu acredito que a música e o esporte caminham junto com a educação. Para formar bons cidadãos, é preciso desenvolver uma noção de equipe em cada um, porque é para o resto da vida, seguindo a profissão ou não”.

“A emoção dele depois desse dia me contagiou", disse a professora. "É uma criança autista que ficou ali ouvindo e fazendo comentários sobre os sons e como eram os instrumentos. Foi um momento de educação, ele entendeu que a música é vibração e chegou na escola contando pra todo mundo que tocou um instrumento e que amou a orquestra. A música literalmente tocou, proporcionou um momento incrível e impagável, que ele nunca irá esquecer”.

A Orquestra já esteve em Pinhais nesta temporada do Guaíra para Todos. A próxima cidade será Campina Grande do Sul, em junho. A agenda completa dos próximos pode ser consultada AQUI.

DANÇA – Já a Escola de Dança Teatro Guaíra se apresentou no pátio do Colégio Estadual João Bettega, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Entre os 360 estudantes de 9 a 18 anos que receberam a companhia alguns assistiram balé pela primeira vez. “A dança para mim é um jeito de ser livre”, disse o estudante Matheus da Costa, de 11 anos.

O João Bettega segue o modelo de educação em tempo integral desde 2020. No refeitório, o futuro das crianças ganhou o formato de uma árvore – a “árvore dos sonhos” – com caule e folhas, onde os sonhos estão escritos. A ideia é que o balé inspire novas folhas.

“Além de ajudar na escrita, a linguagem artística ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação, a como vencer a timidez, por exemplo. E momentos como a dança ajudam na formação cultural e mostram aos alunos outras possibilidades da arte, em outros espaços além da escola”, disse a professora Jaqueline Pereira.

O colégio foi o terceiro impactado pela EDTG nesta temporada do Guaíra para Todos. As apresentações vão acontecer mensalmente em diferentes escolas da rede estadual da Região Metropolitana de Curitiba até o fim do ano. A dança descentralizada é uma parceria das secretarias estaduais da Cultura e da Educação.