Música e teatro se unem em um concerto inovador da Orquestra Sinfônica do Paraná no próximo domingo (17), às 10h30, no Teatro Guaíra. “Sonho de Uma Noite de Verão”, comédia de William Shakespeare, será encenada em trechos com falas intercaladas à execução da obra de mesmo nome, do compositor Felix Mendelssohn. A famosa “Marcha Nupcial” faz parte dessa obra.
O espetáculo convida para uma viagem no tempo. “Muitas obras tocadas hoje em concertos nasceram como trilha sonora para peças de teatro, como esta composta por Mendelssohn especialmente para a peça de Shakespeare, 200 anos depois do texto. Muita gente já se esqueceu disso e hoje nossos referenciais sonoros e de texto são outros. Vamos resgatar esse passado dando uma palinha dessa mistura”, conta o maestro convidado João Maurício Galindo.
É um convite para as famílias viverem esta experiência. “Não é um espetáculo para conhecedores. Vai ser didático de um jeito divertido e lúdico. Adultos, jovens e crianças podem curtir”, destaca o regente. Ele atua na criação de orquestras jovens no Estado de São Paulo e há mais de 20 anos mantém uma série de concertos para crianças chamada “O Aprendiz de Maestro”, que mescla música e teatro, tendo sempre uma orquestra no palco.
- Almir Sater se apresenta no Teatro Guaíra no fim de outubro
-
Primeiros passos: MON promove nova oficina artística para crianças de 12 a 24 meses
A união com atores é um momento inovador para a Orquestra Sinfônica do Paraná e também para o diretor de cena escalado para o concerto, Edson Bueno, diretor de mais de 150 espetáculos de teatro e ganhador de 23 estatuetas do Troféu Gralha Azul e dois Kikitos no Festival de Cinema de Gramado. “Diferentemente de um musical, a peça de teatro será encenada da maneira tradicional, com falas e figurino de época. Não será a peça toda, que é bem longa. Eu escolhi o que acho de mais peculiar e lúdico desse texto que fala de quando a gente se apaixona”, cita.
“Sonho de Uma Noite de Verão” é um espetáculo realizado pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), criado em 2016, por iniciativa do maestro Stefan Geiger e de entusiastas apoiadores da arte e da cultura paranaense. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos comprometida com o suporte às atividades da Orquestra Sinfônica do Paraná, corpo artístico público mantido pelo Governo do Estado, com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. O patrocínio é do Grupo Positivo.
Serviço:
Data: 17 de setembro, domingo
Horário: 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Classificação: 7 anos
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) em DeuBalada.com