Orquestra Sinfônica abre temporada do novo teatro de Almirante Tamandaré

A apresentação gratuita na Região Metropolitana de Curitiba vai atravessar diferentes estilos e épocas da música clássica, incluindo obras de compositores como o brasileiro Carlos Gomes e o russo Piotr Ilitch Tchaikovski. 
Publicação
17/02/2025 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) fará na próxima sexta-feira (21) um concerto especial que marca a abertura da programação de 2025 do Centro de Convenções Prefeito Sebastião Natal Colodel, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

A apresentação, que terá início às 20 horas, será regida pelo maestro Roberto Tibiriçá, diretor musical da orquestra. A entrada será gratuita. Os ingressos são limitados e devem ser reservados por meio deste link.

Inaugurado em novembro de 2024, o teatro do Centro de Convenções está localizado dentro do Parque Ambiental Anibal Khury e tem capacidade para 586 pessoas.

Para o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, levar a Orquestra Sinfônica do Paraná a espaços como esse reforça o compromisso da instituição com a democratização da arte produzida pelos corpos artísticos. “Nosso compromisso vai além dos palcos do Teatro Guaíra. Buscamos ampliar o acesso à música sinfônica e aproximar cada vez mais pessoas da riqueza e da emoção que ela proporciona”, disse.

O maestro Roberto Tibiriçá celebrou a oportunidade de inaugurar a programação do espaço. “Fiquei encantado com a localização e com a estrutura do teatro. Estamos extremamente felizes em participar da abertura da programação deste espaço. Vamos levar um programa repleto de melodias populares, que o público certamente reconhecerá e poderá cantarolar junto”, afirmou. “Tenho certeza que o público vai adorar e compartilhar conosco a felicidade de estar participando desse evento”.

PROGRAMA – Entre as obras que serão apresentadas, destaca-se a Abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, uma das mais importantes composições da música erudita brasileira. Composta entre 1867 e 1868, a peça foi baseada no romance homônimo de José de Alencar e estreou no renomado Teatro Alla Scala de Milão, em 1870, consagrando Carlos Gomes internacionalmente. Com duração de 7 minutos, a obra promete emocionar o público com sua vibrante brasilidade e essência dramática.

O programa inclui também a Abertura de "La Gazza Ladra", de Gioacchino Rossini; a valsa "O Danúbio Azul", de Johann Strauss Jr., e a Barcarola, da ópera "Os Contos de Hoffmann", de Jacques Offenbach. O concerto será encerrado com duas obras do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky: a Valsa do Balé de "A Bela Adormecida" e a Abertura-Fantasia de "Romeu e Julieta".

Serviço:

Data: 21 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Centro de Convenções do Parque Ambiental Anibal Khury – Almirante Tamandaré

Entrada: Gratuita

Ingressos limitados. Reservas por meio deste link.

Programa completo:

Carlos Gomes: "O Guarani": Abertura – 7 minutos

Gioacchino Rossini: "La Gazza Ladra": Abertura – 10 minutos

Johann Strauss Jr.: "O Danúbio Azul": Valsa – 9 minutos

Jacques Offenbach: "Os Contos de Hoffmann": Barcarola – 4 minutos

Piotr Ilitch Tchaikovsky: "A Bela Adormecida": Valsa do Balé – 5 minutos e "Romeu e Julieta": Abertura-Fantasia – 20 minutos

GALERIA DE IMAGENS