Organizada pela UEL, jornada reúne pesquisadores de Grupos PET entre 13 e 15 de novembro

Os Grupos PET são programas de educação tutorial desenvolvidos para aperfeiçoar a formação de professores e pesquisadores no Brasil, para o ensino e a pesquisa. Na UEL, há cinco grupos PET em atividade: Geografia, Física, Matemática, Educação Física e Zootecnia.
Publicação
29/10/2021 - 09:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estudantes e professores de todo o Paraná envolvidos com o Programa de Educação Tutorial (PET) terão oportunidade de discutir as próprias pesquisas e o panorama da educação tutorial na XIV Jornada Paranaense dos Grupos PET (JOPARPET). O evento, que será realizado de modo online entre 13 e 15 de novembro, ocorre em esquema de rodízio e, nesta edição, será realizado pela UEL. 

Ao todo, participam da XIV Edição integrantes de quase 50 grupos PET de todo o Paraná. As inscrições para o evento são gratuitas, estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas por meio do Formulário de Inscrição.

A temática do evento será “O PET e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. De acordo com a professora do Departamento de Geociências (Centro de Ciências Exatas – CCE) e coordenadora-geral do evento, Jeani Moura, o XIV JOPARPET é uma oportunidade exclusiva para estudantes e pesquisadores da educação tutorial trocarem experiências. “Devido à especificidade do evento, estamos direcionando somente para os petianos”, definiu a coordenadora.

Criado pelo governo federal, os Grupos PET são programas de educação tutorial desenvolvidos para aperfeiçoar a formação de professores e pesquisadores no Brasil, para o ensino e a pesquisa. Na UEL, há cinco grupos PET em atividade: Geografia, Física, Matemática, Educação Física e Zootecnia. Cada grupo PET é formado por um professor, na qualidade de tutor, e 12 estudantes “petianos”, que têm 20 horas semanais de dedicação ao programa.

O XIV JOPARPET recebe, na abertura, que será no dia 13, às 8h, os jornalistas Sônia Bridi e Ariel Palácios. Sônia Bridi é jornalista e escritora e atua há anos como repórter e correspondente da Rede Globo no exterior, cobrindo, entre outros assuntos, questões climáticas que se relacionam com a temática do evento. Palácios, formado pela UEL, é correspondente internacional da GloboNews na Argentina e deve comentar, também, a respeito das fake news.

O evento segue com espaço para recreação entre os estudantes e, em seguida, para apresentação oral dos trabalhos. “Nesse encontro entre os professores e estudantes, propomos encaminhamentos para a assembleia”, explicou Jeani. A Assembleia Geral dos Grupos PETs será realizada na segunda-feira (15), das 8 às 12h. O encontro deve discutir temáticas importantes para os grupos de trabalho em todo o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS