Operação prende integrantes de organização que furtava cargas na Grande Curitiba

Investigação iniciada no começo de 2023 aponta que organização criminosa estaria envolvida em mais de 20 furtos de cagas. Operação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de Campo Largo.
16/08/2024 - 08:10

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal de Campo Largo (GM) prenderam temporariamente três integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos de cargas em Curitiba e Região Metropolitana. A ação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16), em Curitiba e Colombo, na Região Metropolitana. O grupo é suspeito de envolvimento em mais de 20 furtos de cargas.

Durante a operação, foram apreendidas cinco armas de fogo, placas frias, bloqueadores de sinais, quatro veículos, sendo dois utilizados nos furtos e dois adquiridos pelos suspeitos por meio de recursos ilícitos, além de ferramentas uados nos crimes.

A investigação teve início após o furto de uma carreta carregada com fertilizantes, avaliada em R$ 100 mil, ocorrido em março de 2023. Dias após o crime, o veículo foi recuperado.

O delegado André Feltes destaca que o grupo é suspeito de diversos furtos similares. "No decorrer das investigações, identificamos outros 13 furtos de cargas, em sua maioria de farelo de soja, ocorridos em Colombo, São José dos Pinhais e Araucária e Ponta Grossa, todos praticados pelo mesmo grupo criminoso. Há indícios do envolvimento do grupo em pelo menos outros dez furtos de cargas e caminhões, cometidos entre 2023 e 2024", afirma.

Após os furtos, os investigados transportavam as carretas para Campo Largo, na RMC, onde trocavam as placas dos veículos antes de levá-los ao destino final. O grupo criminoso costumava selecionar caminhões e cargas estacionados em postos de combustíveis. Após arrombar as portas dos veículos, utilizavam bloqueadores de sinais para desativar os sistemas de rastreamento, facilitando a subtração das cargas.

Os suspeitos serão indiciados por furtos qualificados, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação criminosa. Os três indivíduos possuem antecedentes criminais por furtos de cargas e um deles também tem registro por roubo.

TRABALHO CONJUNTO – O policial rodoviário federal Vitor Fonseca Nunes ressaltou o trabalho em conjunto. "A operação foi possível graças à integração entre a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal, permitindo identificar e prender a quadrilha envolvida em furtos de carga e veículos na região", destaca.

A PRF e a GM de Campo Largo auxiliaram na identificação e monitoramento dos veículos utilizados nos crimes. O comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança. "A Guarda Municipal tem feito abordagens na cidade com cunho preventivo às situações de trânsito. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e a Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas, descobrimos a existência da organização criminosa por trás dessas situações", afirma.