Operação de lançamento de vigas em viadutos da BR-469 em Foz do Iguaçu é expandida

Após lançamento de vigas de concreto em nova ponte e no viaduto em frente ao Museu de Cera, a partir desta quarta-feira serão lançadas vigas no viaduto do museu de carros. Para o transporte das peças será necessário realizar operação pare-e-siga na altura da Rua Jardim Alegre, acesso para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Publicação
25/09/2024 - 11:50

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já concluiu nesta quarta-feira (25) o lançamento das vigas pré-moldadas de concreto no viaduto do km 3 da BR-469, próximo ao Museu de Cera, em Foz do Iguaçu, na região Oeste. Com o bom ritmo da operação, iniciada esta semana com as vigas da nova ponte sobre o Rio Tamanduá, o DER/PR vai começar nesta tarde o lançamento de vigas do novo viaduto do km 7, em frente ao museu Movie Cars. A previsão é concluir as atividades até sexta-feira (27).

Para o transporte das peças, desde o pátio de vigas do canteiro da obra até o local do viaduto, será necessário realizar operação pare-e-siga na altura da Rua Jardim Alegre, acesso para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

A operação vai começar a partir das 14h desta quarta, sendo necessária para garantir a segurança de usuários e trabalhadores durante o deslocamento das 18 vigas, que pesam 60 toneladas cada uma e têm 34,6 metros de comprimento. Nos demais dias a operação deve ser realizada entre as 7h e as 18h.

No local também estão iniciando os serviços de pavimentação de um desvio, necessário para avançar na implantação de um viaduto para acesso ao aeroporto.

OBRA – Estas atividades são parte da obra de duplicação da BR-469 entre o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, em uma extensão de 8,7 quilômetros.

A obra inclui viadutos no km 2+260 (em frente ao Condomínio Ritz Cataratas), km 3+970 (acesso ao bairro Remanso), km 7+600 (próximo ao museu Movie Cars) e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado no km 6+760, além da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.

O investimento é de R$ 129.663.982,03, com recursos da Itaipu Binacional. A obra é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o governo federal e a hidrelétrica, cabendo ao DER/PR administrar e fiscalizar o seu andamento.

GALERIA DE IMAGENS