Olimpíadas: alunos da rede estadual entregam cartas de apoio a skatistas que vão a Paris

Cerca de 80 cartas escritas por estudantes do Colégio Estadual Algacyr Munhoz Maeder foram recebidas pelos skatistas Dora Varella, Augusto Akio e Luigi Cini. As mensagens foram entregues pessoalmente por alguns alunos aos atletas, que realizam a preparação final para a competição no Complexo Tarumã.
18/07/2024 - 18:56

Quando o assunto é Olimpíada, todo apoio é fundamental e pode fazer a diferença na hora que um atleta entra em uma disputa para representar as cores do Brasil. Com este objetivo, alunos da rede estadual de ensino do Paraná entregaram, nesta quinta-feira (18), em Curitiba, cartas de incentivo e boa sorte a atletas da Seleção Brasileira de Skate que disputarão os Jogos Olímpicos de Paris.

Cerca de 80 cartas escritas por estudantes do Colégio Estadual Algacyr Munhoz Maeder, da Capital, foram recebidas pelos skatistas Dora Varella, Augusto Akio e Luigi Cini. As mensagens foram entregues pessoalmente por alguns alunos aos atletas, que realizam a preparação final para a competição no Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), no Complexo Tarumã.

A homenagem emocionou os atletas, que agradeceram o apoio. “Eu fico sem palavras ao ver essa força que a criançada está dando pra gente, todo esse carinho que eles estão trazendo. Hoje elas estão vendo um pouco da nossa preparação e isso é muito bonito. Eu fico muito feliz de fazer parte desta ação e deste time”, disse o skatista curitibano Luigi Cini.

As cartas foram escritas como parte de uma atividade que se utiliza dos Jogos Olímpicos para engajar os alunos nas disciplinas tradicionais da escola. “Desde 2006 nós fazemos isso, de alguma forma, seja mandando mensagens para a Seleção Brasileira nos anos de Copa do Mundo ou para atletas que vão para as Olimpíadas. Neste ano, os alunos escolheram falar de skate, que é um dos esportes preferidos deles”, explicou a diretora-auxiliar da escola, Edna da Silva.

“Com certeza dá uma energia a mais, uma motivação a mais, saber que a gente está representando o Brasil com tantas crianças incríveis que torcem pela gente e que gostam deste esporte”, disse a skatista Dora Varella.

HOMENAGEM – Cada aluno escolheu um dos 12 atletas da Seleção Brasileira de Skate e formulou uma mensagem. As cartas foram penduradas em uma espécie de varal na pista onde os atletas treinavam, para que eles pudessem ler todas as mensagens.

Como agradecimento, os três se comprometeram a levar as cartas para os demais skatistas que estão finalizando suas preparações em outras cidades. Os alunos também pintaram uma bandeira “carimbando” suas mãos com as cores do Brasil para que seja levada pela delegação para Paris.

“Foi muito legal essa iniciativa. Vamos tentar ajudá-los a dar uma força extra neste momento”, afirmou o estudante Nicolas Antonio de Moura Silva, do 9º ano. Ele pôde entregar pessoalmente a carta de incentivo para o seu ídolo, o skatista Augusto Akio.

“É realmente emocionante. Os jovens são muito puros, têm uma energia muito genuína, o que contagia a gente. Faz com que a gente lembre das nossas origens e os motivos pelos quais estamos competindo”, disse Akio.

Para o técnico da Seleção Brasileira de Skate Park, Edgar Pereira, esta energia pode fazer a diferença na hora da competição. “Eu já vi esse tipo de ação em outras competições e isso motiva muito o atleta. É uma energia que só o brasileiro tem”, explicou.

EXPECTATIVA – O Brasil vai competir em Paris com 12 atletas. Entre os representantes na categoria park, além de Augusto Akio, Luigi Cini e Dora Varella, também vão disputar a competição os skatistas Pedro Barros, Isadora Pacheco e Raicca Ventura. No street, Felipe Gustavo, Giovanni Vianna, Kelvin Hoefler, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal representam o skateboarding brasileiro.

“Estamos tentando controlar a ansiedade de todos, mas estamos bem, muito bem preparados com um bom ciclo pré-olímpico. Então chegaremos a Paris com boas expectativas e chances de medalha”, disse o técnico Edgar Pereira.

Entre os atletas que estão finalizando a preparação em Curitiba, Augusto Akio e Luigi Cini vão para as Olimpíadas pela primeira vez. Já Dora Varella vai representar o Brasil pela segunda vez nos jogos olímpicos.

“Estou treinando tudo que eu quero fazer lá, para que tudo dê certo como eu planejei. O resultado é com os juízes. Eu quero fazer o meu melhor. Estou muito animada que esta será minha primeira olimpíada com pessoas, porque a outra vez que fui era em Tóquio, durante a pandemia, então agora quero viver realmente a experiência olímpica como ela é”, disse a atleta.

CENTRO NACIONAL DO SKATE – Referência na prática do skate, Curitiba conta atualmente com o Centro Nacional de Treinamento do Skate, que foi inaugurado em dezembro de 2023, fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado.

“Esta pista atende todas as modalidades de skate. Curitiba, em especial, tem uma tradição no skate e estamos muito felizes que a Seleção Brasileira escolheu a nossa pista para fazer essa preparação, por ser uma pista que se aproxima muito com a estrutura que eles vão encontrar em Paris”, explicou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Walmir Matos.

A pista foi feita para abrigar desde atletas amadores até skatistas do mais alto nível. O local, que tem uma estrutura de 1.500 metros quadrados, conta com duas pistas oficiais tanto de park quanto de street.

O local também oferece atividades no contraturno escolar para estudantes da rede estadual de ensino, como forma de incentivar a prática esportiva, fruto de um convênio entre a Paraná Esporte e a Confederação Brasileira de Skate.