Oficinas aprimoram atuação de profissionais das vigilâncias sanitárias em todo o Estado

Atividades iniciaram em 30 de agosto e seguem até 5 de dezembro. Nesse período, estima-se que mais de 500 profissionais da área participarão desses encontros. O próximo será em Guaíra, município pertencente à 20ª Regional de Saúde de Toledo, no Oeste do Paraná.
Publicação
07/11/2024 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As equipes de Vigilância Sanitária (Visa) estaduais e dos municípios têm se reunido em diversas oficinas para debater temáticas importantes no contexto de atuação dessa área no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana as “Oficinas de Visa” aconteceram nas Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, no município de Dois Vizinhos (dia 5), Telêmaco Borba e União da Vitória, em suas cidades-sede (de 5 a 8). As 22 Regionais de Saúde serão contempladas com as atividades.

As oficinas iniciaram em 30 de agosto e seguem até 5 de dezembro. Nesse período, estima-se que mais de 500 profissionais da área participarão desses encontros. O próximo será em Guaíra, município pertencente à 20ª Regional de Saúde de Toledo, no Oeste do Paraná.

De janeiro até agora foram registradas pelas equipes de Vigilância Sanitária mais de 28 mil inspeções em diversos estabelecimentos, promovidas cerca de 3 mil ações educativas e emitidas mais de 25 mil licenças sanitárias, segundo registros do Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (Sievisa).

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Luciane Otaviano de Lima, essas ações no território são essenciais para que os processos de trabalho sejam cada vez melhores no Estado. “As oficinas são espaços de compartilhamento de experiências que proporcionam o crescimento conjunto das equipes e debatem temas atuais no campo de trabalho da Vigilância Sanitária. São organizadas de forma conjunta e são sediadas por um município da região de saúde”, explicou.

A estratégia faz parte de uma movimentação nacional, impulsionada por discussões tripartite entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), representantes dos estados e municípios, respectivamente.

“Esse processo de educação permanente é um avanço e tem propiciado muita integração e troca de experiências. O Cosems/PR reafirma seu compromisso para manutenção de parceria junto à Sesa e em apoio aos municípios na realização destas ações”, ressaltou Ediane de Fátima Mance, assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, que também apoia a iniciativa.

GALERIA DE IMAGENS