Obras na Delegacia Cidadã de Colombo entram na reta final

O investimento para construção desta unidade é de aproximadamente R$ 4,5 milhões, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A área total é de 1,2 mil metros quadrados.
07/05/2021 - 17:30

As obras da nova Delegacia Cidadã de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, já alcançaram 80% do projeto executado. O investimento para a construção desta unidade é de aproximadamente R$ 4,5 milhões, oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A área total de 1,2 mil metros quadrados.

O avanço nas obras significa a reestruturação das atividades da Polícia Civil, que no novo espaço não terá a custódia de presos e poderá ampliar as diligências policiais e investigações para solucionar crimes, atividade fim da instituição. A carceragem da delegacia atual de Colombo passará para gestão plena do Departamento Penitenciário do Estado (Depen).

O prédio está praticamente concluído e os trabalhos atuais se concentram no reforço estrutural do terreno, o que vai garantir perenidade para a estrutura.

“Estamos com diversas obras, que foram planejadas estrategicamente para a segurança pública do Paraná, e a Delegacia Cidadã em Colombo é mais um desses projetos para aproximar as polícias da população, separando o trabalho da Polícia Civil do sistema prisional, para focar exclusivamente no atendimento à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, que vistoriou a obra nesta quinta-feira (6). “Também viemos in loco verificar o andamento das obras e conhecer o fluxo de trabalho das forças policiais aqui da região”. ​

A cidade de Colombo conta atualmente com duas delegacias, distantes 12 quilômetros entre si. Uma está localizada no Centro da cidade e outra na região do Alto Maracanã.

Para o delegado da Polícia Civil do Alto Maracanã, Herculano Augusto de Abreu, a nova Delegacia Cidadã contribuirá com melhor atendimento à população, já que o espaço será maior e mais salubre. “Será um grande ganho para a população de Colombo, pois teremos ampliação do espaço, na qual podemos, dividir o atendimento por setores, dentre eles para crianças e adolescentes, mulheres, com ambiente mais humanizado, mais salubre, para as pessoas que precisam dos nossos serviços, o que também possibilitará separar os atendimentos de quem cometeu o crime, daqueles oferecidos às vítimas”, afirmou o delegado.

Segundo o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, é importante estar no local para conhecer a realidade deste projeto planejado em prol da população. “O secretário veio trazer ótimas novidades para nossa cidade, principalmente com essa preocupação de vir até aqui na obra, olhar como está o andamento e a situação da região, acho isso fundamental. Porque uma coisa é você ver o projeto na planta, outra é ver no local para sentir a diferença e ter noção de como ficará a estrutura”, disse.

O secretário, que estava acompanhado do coordenador do Núcleo de Engenharia da Sesp, major Ivan Ricardo Fernandes, e do assessor civil da Sesp, delegado Vinicius de Carvalho, também se reuniu com o prefeito e o vice, Alcione Giaretton, e com integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal da região, além dos dois delegados de Colombo, para discutir a realidade na área da segurança e no fluxo de atendimento das forças policiais da região.

DELEGACIA CIDADÃ – A Delegacia Cidadã reúne diversas especialidades da Polícia Civil em um único local, centralizando os serviços para a população. Além disso, terá espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e também inclui salas para advogados e para a Polícia Militar. Outra diferença na estrutura é a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados.